Pplware

MySpace e TVE unem-se para salvar Eurovisão

Pela primeira vez, o representante espanhol no Festival da Eurovisão vai ser seleccionado através da Internet. Uma iniciativa conjunta da TVE e do MySpace, que têm à disposição, desde terça-feira passada, a plataforma onde os candidatos se podem inscrever. O prazo de apresentação de temas termina a 10 de Fevereiro. A primeira fase da selecção é assim da responsabilidade do MySpace.

O processo torna-se mais aberto do que nas edições anteriores e fomenta a participação de artistas sem apoio oficial ou de editoras, refere o El Mundo na sua página online. Para o director da TVE, Javier Pons, este novo processo de eleição pretende alcançar uma “maior qualidade do nosso representante”, conforme referiu ao El Mundo.

Em Portugal, o responsável pelo MySpace, Pedro Almeida, reconhece que “a ideia é brilhante”, mas que “é cedo de mais” para tentar algo do género no nosso país. “A ideia é do MySpace e faz todo o sentido”, acrescenta o responsável. Agora trata-se de “optimizar a questão” e tal como “muitas coisas que já importámos de Espanha, talvez também fazê-lo cá”, comenta Pedro Almeida.

Javier Pons frisa ainda, no mesmo jornal espanhol, que “este sistema facilita a participação de todos os grupos sociais que, desde há muitos anos, utilizam a Rede para dar a conhecer as suas inquietudes artísticas”. Aos candidatos basta que acedam à página do MySpace, gravem um vídeo de apresentação da candidatura e acrescentem o áudio com que desejam competir.

O prazo de votação é entre 11 e 20 de Fevereiro, e está disponível para o mundo inteiro. As cinco canções mais votadas pelos internautas, em conjunto com outras cinco resgatadas por um comité de peritos (críticos musicais e produtores, entre outros) vão participar no programa especial que a La1 vai transmitir. A emissão, a 1 de Março, vai possibilitar aos telespectadores escolherem o candidato espanhol final. A votação é feita através de SMS e chamadas telefónicas.

O programa musical do canal La2 Non disparen al pianista é o responsável pelo acompanhamento semanal do processo de participação. Em antena vão ser emitidos os vídeos que este considerar melhores ou mais interessantes.

“O objectivo final desta inovação no processo de selecção é tentar apresentar, este ano, um grupo ou um cantor que tenha maior e melhor sorte que os seleccionados nos últimos anos.” Esta esperança é expressa por Javier Pons.

O MySpace, a maior rede social e de entretenimento do mundo, vai ter uma equipa portuguesa para gerir os conteúdos nacionais, a partir do próximo mês de Fevereiro.

Fonte: DN Online

Exit mobile version