Alguma vez se perguntou como é que o Telegram ganha dinheiro? Bem, até há relativamente pouco tempo, a resposta é que não. O Telegram foi mantido graças aos donativos e aos fundos pessoais de Pavel Durov. Agora, 11 anos após o seu lançamento, estes esforços valeram a pena porque o Telegram é finalmente rentável.
Telegram está finalmente a dar lucro
“Telegram é agora rentável 🏆” . Esta é uma das principais partes da mensagem que Pavel Durov partilhou nos seus perfis sociais. Nessa mensagem, o fundador do Telegram explicou que o número de subscritores do Telegram Premium triplicou, “ultrapassando os 12 milhões [de utilizadores]”. São 1,26% dos 900 milhões de utilizadores que a aplicação tem.
Afirmou ainda que a receita publicitária se multiplicou “várias vezes” e que, de modo geral, a receita total do Telegram em 2024 ultrapassou os mil milhões de dólares. Assim, a aplicação fecha o ano com “mais de 500 milhões de dólares em reservas de caixa” mais todos os criptoativos.
Cada utilizador mensal custa ao Telegram 70 cêntimos anualmente, pelo que falamos de cerca de 600 milhões de dólares anuais. A aplicação está avaliada em cerca de 30 mil milhões de dólares, embora não seja pública nem cotada, e há alguns anos angariou 2 mil milhões de dólares em financiamento de dívida.
Aqui está incluída uma oferta de obrigações de quase mil milhões de dólares entre 2020 e 2021. Relativamente à fortuna de Pavel Durov, está estimado em cerca de 11,5 mil milhões de dólares. Não esqueçamos que Durov fundou o VK, o Facebook russo.
Como é que o Telegram ganha dinheiro? As suas fontes de receita são basicamente duas: publicidade e funções premium.
- Publicidade: Desde 2021 que é possível adquirir mensagens patrocinadas para aparecer em canais relacionados. Não há publicidade em chats, grupos ou na própria aplicação, apenas em canais de transmissão um-para-muitos. Curiosidade: 50% da receita é partilhada com os criadores.
- Funcionalidades premium: Este serviço foi lançado em 2022 e permite, através da subscrição através do , o acesso a mais funcionalidades que vão desde downloads mais rápidos a stickers animados.
Depois, há outras formas de rendimento adicional, como bots e applets onde pode comprar coisas com estrelas (micropagamentos), presentes, sorteios Premium, programa de afiliados, Telegram Business e Telegram Gateway. Para Durov, estas opções demonstram que “as plataformas de redes sociais podem alcançar a sustentabilidade financeira, mantendo-se independentes e respeitando os direitos dos utilizadores”.