Pplware

Minus – Partilha Universal Social

A web está cheia de bons serviços e todos os dias aparecem um sem número de novas opções. Minus é um serviço muito interessante. Permite que tenhamos na cloud um local de alojamento onde podemos colocar todo o tipo de ficheiros, arrastando e largando do nosso computador para a página do serviço no browser e decidir se queremos partilhar esse conteúdo com o mundo ou manter apenas para uso privado.

Mas não se fica por aqui, há muitas novidades neste serviço gratuito que irá gostar de saber.

O conceito é simples e tem como mote agregar o nosso modo de vida móvel. Isto é, podermos ter um espaço de 10GB gratuito, enviar ficheiros até 2GB lá para dentro e poder partilhar, através de um short link, o ficheiro no Twitter ou deixar que a nossa conta tenha seguidores, como se fosse uma rede social de armazenamento de conteúdos na cloud. Diga lá que não é fantástico?

Tudo começa por criarmos a nossa conta no serviço. Até aqui é minimalista e sem o stress de captchas e afins. Basta o nosso nome de utilizador, uma palavra-passe e, eventualmente e opcionalmente, o nosso endereço de email.

Feito o registo somos conduzidos para a área de conteúdo, onde teremos vários pormenores a reter: existe um histórico de uploads, existem vários tipos de visualizações dos conteúdos, existem ferramentas para instalarmos no nosso computador, tornando o processo de upload mais simples pois o cliente instalado no computador evita que tenhamos o browser carregado no serviço do Minus.

Este software será futuramente alvo de uma apreciação detalhada, pois está disponível para Windows, Mac e Linux.

Além do que foi já referido, esta rede social de partilha via cloud, poderá oferecer aos seus utilizadores uma função de trabalho colaborativo, onde cada um do seu lado, pode estar a trabalhar em simultâneo no mesmo artigo e este vai criando camadas de actualização no ficheiro em causa. Um plugin para o browser ajudará nesta tarefa, visto estarem disponíveis plugins para o Google Chrome e Firefox.

Este serviço não é novo, tem sido companhado por nós, se bem se lembram já o tínhamos abordado no início do ano, neste post, no entanto hoje está diferente e muito mais completo.

É sem margem de dúvida um serviço útil, que permite expandir a preços justos e que no formato gratuito pode ser uma alternativa ao Dropbox, hoje muito popular mas que não tem alguma maneabilidade que este oferece. Para aumentar a curiosidade sobre este serviço, deixem-me só referir que também está disponível um cliente para iOS e para Android, o que fará uma alternativa colossal quando queremos ter na cloud tudo e a partir de qualquer dos nossos dispositivos de comunicação.


Homepage: Minus

Exit mobile version