Existem várias formas de apresentar informação estatística para fácil interpretação. Com as tecnologias actuais, os dados acompanhados de grafismo permitem uma leitura simples e muito rica em pormenor.
O que hoje trazemos é uma dica muito interessante para criar mapas estatísticos em poucos minutos e com um elemento gráfico muito persuasivo.
Quando estamos a interpretar dados, queremos que, num rápido olhar, seja possível interpretar a informação que nos estão a transmitir. Hoje vamos conhecer uma ferramenta que nos permite construir um mapa estatístico de forma simples e rápida. Vamos recorrer a uma plataforma já pronta, denominada Map in Seconds.
Map in Seconds
Basta copiar os dados da sua folha de cálculo, independentemente da plataforma que use, Excel, Google Docs, etc; Colar na interface que o site oferece, escolher o template de cores e, a cada alteração, o site actualiza o mapa instantaneamente.
O mapinseconds.com é uma aplicação muito específica mas muito interessante. É preciso ter em atenção dois pontos. Em primeiro lugar que, por vezes, a nível de desempenho a plataforma pode deixar um pouco a desejar quando trabalha com muitos dados. Também deve ter em atenção que este serviço ainda não suporta totalmente o Firefox.
Acreditamos que, brevemente, este serviço deverá resolver cada um destes problemas, numa evolução natural, mas para já ficam estas duas advertências.
E podem os mapas ser descarregados?
É uma das boas vantagens. Cada mapa, fabricado nesta plataforma, pode depois ser descarregado em dois formatos, PPTX ou PNG. Mas também pode ser partilhado através de um link, se quiser manter a interactividade do mesmo.
Uma ideia óptima para ter nos seus trabalhos um mapa interactivo e explicativo.