Não nos cansamos de apregoar as imensas qualidades que o Gmail tem. Este é, provavelmente, um dos melhores serviços de email que actualmente existe na Internet. É também, a par com o serviço fornecido pela Hotmail, um dos que mais utilizadores tem. Cientes da importância e dimensão que este serviço já tem, a Google não pára de o melhorar e de lhe introduzir novas funcionalidades que tentam facilitar a sua utilização.
Apresentámos recentemente algumas dessas novidades. Primeiro foi a possibilidade de os anexos das mensagens de correio electrónico passarem a poder ser arrastados para dentro das mensagens, evitando o processo de upload. Depois foi a capacidade de arrastar imagens directamente para dentro das mensagens, evitando também o processo de upload e permitindo construir mensagens mais atractivas. Pois hoje é a vez de apresentar uma capacidade oposta. A possibilidade de arrastarmos os anexos que recebemos nos email directamente das mensagens para o nosso ambiente de trabalho.
Esta nova funcionalidade apenas está para já disponível para quem acede ao Gmail com o browser da Google, o Chrome, mas prevê-se que, tal como as restantes funcionalidades apresentadas passe em breve a estarem disponíveis para o Firefox e para o Safari.
Mais uma vez a Google faz uso das potencialidades do HTML5 para fornecer aos utilizadores dos seus serviços funcionalidades avançadas. Com o amadurecer desta linguagem e com a capacitação dos browsers para a interpretarem muitas funcionalidades até agora apenas imaginadas começam a tomar forma.
Esta novidade está já disponível na maioria dos utilizadores e não requer qualquer configuração por parte destes. Requer apenas, tal como indicado antes, que acedam ao Gmail com o Chrome.
Para terem acesso a esta funcionalidade basta que acedam a uma mensagem que contenha um anexo. Agora, para além das hipóteses que eram habituais (transferir, visualizar ou abrir como documento Google), passam a poder arrastar o anexo para o local que pretenderem no vosso PC.
Ao pararem o rato em cima do anexo passam a ter presente a mensagem “Clique para ver OU arraste para o seu ambiente de trabalho para guardar”. E é mesmo isso que devem fazer. Seleccionar o anexo e arrastar para o ambiente de trabalho.
Caso o tamanho do anexo seja maior que o normal será apresentada uma barra de progresso a indicar o estado da transferência.
Mais uma vez inova com a utilização de novas tecnologias que estão ao dispor de todas as empresas. Vamos então aguardar impacientemente pela próxima novidade.
Artigos relacionados:
- Gmail – Assinaturas diferenciadas por conta
- Gmail – Arraste imagens para novas mensagens
- Gmail com mais 2 novidades