Pplware

Já há mais bots que humanos a navegar na Internet

Apesar de estar sustentada por máquinas, a Internet foi criada por homens e para os homens, mas cada vez mais este espaço virtual está populado por máquinas, destinadas a tratar de todas as tarefas que os utilizadores querem automatizar e simplificar.

A utilização destas máquinas na Internet é já de tal forma grande que já há mais bots que humanos a navegar na grande rede virtual de informação.

Os bots têm um espaço próprio na Internet e uma utilidade bem específica. Tratam de processos e de funções que os humanos preferem automatizar ou que querem delegar.

Um estudo apresentado pela Imperva/Incapsula vem mostrar que, há já vários anos, os bots tomaram conta da Internet e já são mais que os humanos a navegar em sites e a recolher informações. Esta afirmação resulta da avaliação de mais de 16,7 mil milhões de visitas a 100 mil sites da rede Incapsula, selecionados aleatoriamente.

Os bots durante o ano de 2016

Depois de 2015 ter revelado um decréscimo do tráfego dos bots, 2016 mostrou uma tendência inversa e trouxe, novamente, um crescimento do tráfego destes mecanismos automáticos. A barreira dos 50% foi novamente quebrada, colocando a utilização da Internet por humanos em segundo plano.

No campo dos bots há também mudanças. Apesar do seu crescimento geral, o número de bots malignos desceu para o valor mais baixo desde que esta monitorização é feita.

Os bots bons, os bots maus e a sua função na Internet

Sendo mecanismos automáticos, os bots podem ser usados para tarefas benéficas ou para o oposto. A sua maioria está dedicada a recolher ou a partilhar informação, conseguindo simular visitas a sites. No caso dos bots mal intencionados, estes são muitas vezes usados para propagar spam ou para gerar tráfego em sites e para consumir publicidade de forma enganosa.

Estima-se que estes bots custem anualmente aos anunciantes 7 mil milhões de dólares de receitas, apenas por fraude associada à publicidade.

 

Numa Internet que se quer aberta e com cada vez mais informação, estes bots estão a puxar a si mais tráfego, ultrapassando quem mais a deveria usar, os humanos.

Via Axios, Imperva/Incapsula

Exit mobile version