Pplware

LunaCloud – O serviço de infra-estrutura de Cloud (IaaS) …

…com sede em Portugal e em expansão para a Europa

A Lunacloud – um fornecedor de serviços de infra-estrutura de Cloud (IaaS) com sede em Portugal – tem um plano de expansão ambicioso, que passa por abrir operações em vários países.Neste momento o enfoque é a expansão na Europa, mas está prevista a entrada em outros mercados também.

A Lunacloud iniciou a sua atividade em Junho de 2012, tendo colocado em serviço o seu nó localizado em Portugal, cuja designação é “EU West”. Este nó tem toda a infra-estrutura de computação e armazenamento, permitindo a prestação de serviços de Cloud Servers e Cloud Storage.

Em Março, a Lunacloud colocou em operação um novo nó em França, chamado de “EU Central”. Desta forma, os clientes têm agora duas opções de datacenters, podendo escolher o “EU West” (Portugal) ou “EU Central” (França) para localizar os seus Cloud Servers ou o serviço de Cloud Storage.

A vantagem de haver diferentes opções de localização geográfica é a maior redundância, além de uma melhor performance de rede, pois os datacenters estão interligados com os operadores de telecomunicações de cada país, nos respetivos peering points, garantindo assim latências de rede muito baixas (menos de 10 ms em Portugal, por exemplo).

Cada cliente pode assim escolher o nó mais próximo do mercado-alvo onde deseja trabalhar. Se estiver a desenvolver uma aplicação vocacionada para clientes na zona central ou norte da Europa, é preferível localizar os seus servidores em “EU Central”. Se, por outro lado, os seus clientes estão em Portugal ou Espanha, então nesse caso a melhor opção é “EU West”. Os servidores da Lunacloud são controlados através do Painel de Controlo na Web ou através de uma API. Através destes interfaces é possível criar novos servidores, cancelar servidores, efetuar reboot, alterar características de RAM, CPU e DISCO, entre outras opções.

A Lunacloud encontra-se já a trabalhar num novo nó, a abrir na Rússia, previsto para entrar em operação antes do final deste ano. Se concretizar este plano de expansão a Lunacloud posiciona-se como uma verdadeira alternativa à Amazon e Rackspace, os líderes do sector de cloud computing a nível de serviços de infraestrutura (servidores e storage), pois terá localizações geográficas completamente alternativas, oferecendo mais opções de localização dos servidores e storage, além dos preços competitivos que já pratica.


Homepage: Lunacloud

Exit mobile version