Pplware

Ligue-se a uma rede Wifi com um simples código QR

A simplicidade e facilidade das redes sem fios tornam-nas apetecíveis e preferíveis por todos os que têm computadores portáteis.

Em qualquer lugar que tenhamos acesso a uma rede dessas podemos ligar-nos e estarmos de imediato contactáveis por todos.

O único handicap dessas redes é necessidade de termos de configurá-las nos nossos equipamentos, algo que deveria ser simples. Mas e porque não usar um código QR para dar acesso a essas redes?

Todos conhecem já as capacidades que os códigos QR têm para podermos partilhar informação, seja ela na forma de um endereço de uma página web, de um endereço de email, de texto ou de muitas outras formas.

A ligação às redes sem fios através de um simples código QR é possível e pode ser usada por qualquer equipamento móvel, sendo que existem diferenças na forma como estes o fazem.

Para o poderem fazer apenas necessitam de ter publicado um código QR com a informação específica para acesso à rede e usarem um equipamento móvel (Android ou iOS) para fazerem esse acesso.

A forma de gerarem esses códigos QR pode ser feita com recurso a vários serviços que existem na Internet e que são dedicados à criação desses códigos.

Para gerar o vosso código QR para ligação á vossa rede apenas necessitam de ter convosco o SSID da rede, a palavra passe de acesso e a cifra a ser usada.

Deixamos abaixo três possíveis serviços que podem usar para criar o vosso código QR.

ZXing

O ZXing é um serviço simples e que permite gerarem de forma rápida os vossos códigos QR. Para além da informação que pretendem ter no código QR podem ainda definir o tamanho do código que pretendem criar e obter um link com o mesmo código.

Escolham então o tipo de código QR a ser usado (Wifi Network), o SSID, a password e o tipo de rede para que o código seja gerado com recurso à API de gráficos da Google.


Homepage: ZXing

QRStuff

O QRStuff é de todos os serviços o mais completo. Para além de permitir a criação dos códigos, o QRStuff permite ainda que alterem a cor usada para criar o código, entre outras opções disponíveis.

Tal como no anterior, o QRStuff apenas necessita de informações sobre a rede para que gere o código.

Se pretenderem saber mais sobre o QRStuff podem ler este artigo do Pplware onde o serviço é apresentado.


Homepage: QRStuff

Wifi Joiner

Se o serviço anterior era o mais completo, o Wifi Joiner é de todos o mais simples. O Wifi Joiner foi já apresentado e detalhado num artigo do Pplware.

Porque este serviço não foge à regra, também aqui apenas necessitam dos mesmos dados anteriores. O Wifi Joiner é o único que disponibiliza a possibilidade de encriptar a password de acesso.


Homepage: Wifi Joiner

Depois de terem criado o código QR associado à vossa rede sem fios apenas necessitam de o imprimir e disponibilizar num local onde esteja visível e acessível.

Usar um equipamento com Android

Caso o vosso dispositivo seja um Android bastará apontarem o vosso dispositivo móvel para o código para que este se ligue à rede.

Claro que para isso necessitam de ter disponível um leitor de códigos QR. Aconselhamos que vejam os que já analizámos e que podem ser encontrados aqui

A ligação neste caso é imediata e o equipamento fica logo ligado à rede para a qual geraram o código QR.

Usar um equipamento com iOS

Infelizmente este tipo de equipamentos não conseguem ligar-se directamente a estas redes através deste método. Ainda assim podemos usa o código QR para extrair informação necessária para nos ligarmos às redes.

Ao apontarmos o nosso dispositivo a esses códigos, usando um leitor de códigos QR, podemos ter acesso aos dados que constam do mesmo e de onde podemos extrair a password.

Esta poderá ser copiada e colada na janela de ligação à rede a que estamos a tentar aceder e para a qual o código QR foi gerado.

Usem esta forma simples para darem acesso à vossa rede wifi a quem bem entenderem. Basta terem um simples código QR publicado e os dispositivos móveis um leitor de códigos QR.

Mais simples é impossível e esta é mais uma excelente forma de utilizarmos os códigos QR para nos facilitar a vida e para partilharmos informação com terceiros.

Exit mobile version