Pplware

Lar 2.0: há mais dispositivos ligados que pessoas e animais

A composição do lar moderno está a mudar, com a nova era do “lar 2.0”, que tem em média 2,4 pessoas e 0,3 animais de estimação e, agora, também 6,3 dispositivos conectados.

A questão é: estarão estes dispositivos protegidos convenientemente de forma a que, nós próprios, estejamos seguros? O Pplware esteve no evento da Kaspersky Lab em Madrid e fala-lhe um pouco mais sobre este tema.


Os dispositivos eletrónicos, ligados à Internet, têm uma presença cada vez mais forte na casa de cada um de nós. Em cada lar existem mesmo mais dispositivos do que pessoas ou animais de estimação. No entanto, esta conetividade existe em paralelo com uma maior preocupação pela segurança, agravada pelos dados do estudo Kaspersky Cybersecurity Index, que refere que 2 em cada 5 pessoas (39%) não protege adequadamente os seus dispositivos de ciberameaças como hackers, malware ou fraude financeira, entre outros.

As últimas versões do Kaspersky Internet Security e do Kaspersky Total Security foram desenvolvidas para proteger o lar, ajudando a que os utilizadores protejam os seus dispositivos e tudo relacionado com as suas vidas digitais, da mesma forma que se preocupam e protegem os membros das suas famílias e os seus animais de estimação.

 

Lar 2.0: As casas que estão “online”

Com 6,3 dispositivos, grande parte das horas em que o lar 2.0 está a funcionar, está ligado à Internet, e quantas mais pessoas naveguem pela Internet, maior é o risco de ser vítima de um ataque ou programa malicioso. No seu estudo anual, a Kaspersky Lab detetou que 63% dos utilizadores está preocupada com e-mails de phishing e websites com fins maliciosos.

O Kaspersky Internet Security e o Kaspersky Total Security incluem tecnologia antiphishing para prevenir que os utilizadores se convertam em vítimas de e-mails falsos ou spam, páginas web falsas ou de ciberfraude em geral. Para além disso, a ferramenta atualizada “URL Advisor” diz ao utilizador, mediante um indicador em cada ligação, quando o motor de busca o direciona a uma página web de confiança, suspeita, perigosa ou de phishing, ou a um website que possa criar danos no seu computador.

 

É no lar que estão as informações mais valiosas

Para além do medo de páginas falsas, um utilizador também está preocupado com a possível perda de informação armazenada em qualquer dos seus 6,3 dispositivos, sendo as fotografias o dado mais valioso. Concretamente, segundo um estudo de Kaspersky Lab, para muitos a perda de fotos digitais é mais stressante que o fim de uma relação ou uma doença num animal de estimação.

Como as informações pessoais são tão importantes, após o recente ataque WannaCry, mais de metade (56%) dos utilizadores está preocupado que os seus dados possam ser roubados e que lhes seja pedido um resgate. Para ajudar nesta segurança, o Kaspersky Internet Security e o Kaspersky Total Security incluem a funcionalidade antiransomware que foi atualizada para fazer frente aos ataques mais complicados.

Todas as famílias querem que os seus assuntos se mantenham em casa mas, na era do lar 2.0, a privacidade online das pessoas é frequentemente comprometida. As pessoas preocupam-se que os seus dados possam cair em mãos alheias e, com informações sensíveis armazenadas nos seus dispositivos pessoais, 44% não gostaria que ninguém lhes tivesse acesso.

Para assegurar que todos os dados do utilizador permanecem nas mãos dos seus proprietários, a nova App Lock para Android da Kaspersky Lab oferece uma camada extra de proteção, incorporando um código secreto para que os utilizadores protejam certas aplicações, como apps de mensagens instantâneas, redes sociais, correios eletrónicos ou outras informações, evitando que possam ser vistos por terceiros quando acedem ao telefone.

Os utilizadores podem beneficiar do serviço de Conexão Segura da Kaspersky, incluído no Kaspersky Internet Security e no Kaspersky Total Security, que encripta todo o tráfego do utilizador quando este utiliza Wi-Fi inseguras ou páginas sensíveis.

 

Crianças conectadas no coração do lar

Apesar dos receios sobre a segurança dos dados e a privacidade do utilizador serem evidentes, o lar 2.0 também traz preocupações sobre os membros mais vulneráveis das famílias, cada vez mais conectados à Internet.

60% das famílias reconhece a sua preocupação quanto às crianças poderem aceder sem controlo a um conteúdo online inadequado. Investigadores da Kaspersky Lab incluíram na última versão do Kaspersky Total Security, os já conhecidos controlos parentais da empresa. Os pais têm agora a possibilidade de fixar limites temporais para certos dispositivos no lar, restringir as aplicações que as crianças possam utilizar e prevenir o acesso a páginas de conteúdos para adultos, linguagem inapropriada ou informações sobre drogas e outros elementos, tudo incluído na solução Kaspersky Safe Kids.

Alfonso Ramírez, Diretor Geral da Kaspersky Lab Iberia comenta:

Os nossos dispositivos afetam a nossa forma de viver, enquanto indivíduos e famílias. Temos o poder de nos conectar, aprender, comunicar e realizar todo tipo de transações importantes independentemente de onde estivermos. Não é, portante, surpreendente que, nesta era do lar 2.0, estejam presentes mais dispositivos que pessoas e animais de estimação

Graças às nossas investigações sabemos que a conectividade permanente criou preocupações lógicas sobre a segurança online, desde o medo de sermos vítimas de tentativa de fraude a preocupações pelo que os nossos filhos vêem online. Com as últimas versões do Kaspersky Internet Security e do Kaspersky Total Security fazemos frente a estes problemas. São soluções que oferecem às pessoas uma melhor forma de proteger a vida digital das suas famílias, sem interferir na sua experiência online.

O Kaspersky Internet Security e o Kaspersky Total Security já estão disponíveis. Para mais informações, visite o site da Kaspersky.

Exit mobile version