Pplware

Kit de emergência para a Internet

Existem várias ameaças que ultrapassam o senso comum do mortal cibernauta. Este artigo tem como objectivo, informar a existência de algumas ferramentas que possam vir a ser úteis para acrescentar medidas de protecção face a programas de análise de tráfego, utilizadores maliciosos, entre outros.

A crescente acção de algumas entidades, ainda sem uma ideia clara e assumida, tentando assumir-se como reguladoras do que é ainda considerado livre, como entendemos hoje ser a Internet, exige que nos protejamos, pelo menos até sabermos quem são esses reguladores, o que pretendem saber sobre nós e que fim darão aos dados privados que recolhem.

Deixamos algumas sugestões, são alguns programas que em vários aspectos, ajudam a proteger o nosso modos de navegar e tornam privados os nossos dados. Juntamos também uma breve descrição das aplicações para quem as desconhece.

GPG – Gnu Privacy Guard

Gnu Privacy Guard é um programa criptográfico gratuito que serve de alternativa ao programa Pretty Good Privacy(PGP).

Este programa baseia-se em criptografia assimétrica e serve para cifrar e assinar mensagens de email e chat ou ficheiros para transferência na rede.


Mais informação: GPG – GnuPrivacyGuard

 

Tor

Tor é uma rede de túneis virtuais que permite aos utilizadores e organizações, aumentar a sua segurança e privacidade na Internet. Também possibilita aos programadores, criar novas ferramentas de comunicação que incorporem características de privacidade.


Mais informação: Tor

 

OperaTor

 

OperaTor e é a combinação do browserOpera+Tor+Privoxy; uma rede de computadores distribuída com o intuito de fornecer meios de comunicação anónima na Internet, à qual se adicionou um proxy com filtros avançados para manter a sua privacidade.


Mais informação: OperaTOR

 

Anomos

 

Anomos é um sistema de transferência de ficheiros derivado do tão conhecido BitTorrent, mas com uma grande diferença, a comunicação do Anomos é anónima e cifrada entre todas as partes intervenientes.

O tráfego gerado é transferido ao longo de várias ligações cifradas entre os nós até ao destino final. Os nós intermediários apenas comunicam aos nós vizinhos que estão a fazer parte de uma ligação sem saberem o que está a ser transferido.


Mais informação:Anomos

 

Retroshare

Retroshare é um programa multi-plataforma Open Source baseado em arquitectura descentralizada capaz de realizar comuniacações seguras e privadas. Utiliza uma rede de confiança para validar utilizadores e todas as comunicações são cifradas com SSL.


Mais informação: Retroshare

 

Hide My Ass

Empresa que disponibiliza vários serviços como VPN ou proxy com o objectivo de alcançar alguma privacidade na Internet.


Mais informação:HideMyAss

 

Free Net Project

O Freenet project é um software livre que permite partilhar ficheiros, navegar e publicar sites anómimamente numa “internet paralela” ou freenet.

Baseada numa rede overlay, com uma estrutura descentralizada e em que todas as ligações são cifradas, permite ser menos vulnerável. Tem também um modo designado de  “Darknet” que permite apenas ligações entre amigos.


Mais informação:FreeNetProject

Contamos com a vossa experiência para aumentarmos esta nossa lista de ferramentas de protecção. Existem vários domínios da nossa vida na web que devemos manter longe de olhares indiscretos, mesmo sendo entidades que não sabemos ao certo o rumo dado aos nossos dados.

Exit mobile version