Pplware

Jumplist IE9 – Jumplist optimizada para o seu site

O IE9 está na rua, na sua versão beta, e já começou a agitar as águas no mundo dos browsers. A guerra volta a acirrar-se com esta versão do browser da Microsoft, pois está a mostrar-se capaz e muito completa. Voltamos a ter a ingrata tarefa de escolher um browser de entre muitos capazes. Tudo era mais simples quando apenas um ou dois se mostravam capazes de cumprir com o que se espera de um browser.

De muitas das novidades que esta versão trouxe, e fora do mundo das acelerações gráficas e dos consumos de memória, uma chamou pouco à atenção, injustamente. Falamos da capacidade de afixarmos na barra de tarefas do Windows links directos para os nossos sites favoritos. A funcionalidade em si é muito interessante, até porque, com a configuração correcta podem ter algo que até hoje nunca foi visto na interacção entre os browsers e os sistemas operativos. Falamos da criação de tarefas especificas para cada um dos sites que afixarem na barra de tarefas.

A possibilidade de colocarem links directos para os vossos sites favoritos consegue optimizar a vossa forma de navegação, pois passam a ter acesso rápido a essas páginas, estando tudo arrumado na barra de tarefas.

Esta nova funcionalidade pode ser activada de forma simples. Abram o IE9 no vosso site favorito e arrastem o favicon para a barra de tarefas. Com esta acção passam a ter um link directo para esse site. Infelizmente o conteúdo do menu que vos é oferecido quando carregam com o botão direito do rato não é muito rico, limitando-se à possibilidade de navegarem nessa página em modo incógnito ou de acederem a ela directamente. Existe ainda a possibilidade de removerem o “programa” da barra de tarefas e de fecharem a janela.

Convenhamos que é muito pouco, tal como a imagem abaixo vos mostra. Se é um browser novo e com pretensões de inovar e de marcar a diferença, deveria ter mais, muito mais!

Ma como é muito natural, a Microsoft não deixou os seus créditos por mãos alheias e resolveu dar a possibilidade de serem adicionados mais conteúdos, na forma de links de acesso rápido. Mas não faz sentido ser o  IE a decidir quais são esses links e por isso a Microsoft passou essa responsabilidade para quem constrói as páginas e que sabe realmente quais são os conteúdos que merecem ter destaque.

Para isso criou um conjunto de metatags que o IE interpreta e passa no momento da afixação da página na barra de tarefas. Como podem ver na imagem seguinte, o conteúdo dessa jumplist ficou muito mais composto e completo.

A forma de incorporar essas metatags no vosso HTML é extremamente simples e apresentamos abaixo as que devem colocar para que fiquem com uma jumplist tão composta como a do Pplware.

Se o quiserem colocar no vosso site devem fazê-lo na zona que fica contida entre as tags de cabeçalho (head), bem no inicio do ficheiro e junto às restantes metatags.

A primeira metatag tem o nome application-name. Será este o nome da aplicação que vai ser adicionada na barra de tarefas.

<meta name="application-name" content="Pplware" />

Em segundo lugar temos a metatag msapplication-tooltip. Esta vai conter o texto que será apresentado quando passarem o rato por cima do ícone.

<meta name="msapplication-tooltip" content="Pplware - No Comments" />

De seguida temos a metatags que vai adicionar elementos às tarefas da jumplist, falamos da msapplication-task. Esta é a parte mais importante do processo. Por limitação apenas podem incluir 5 entradas. Para cada uma vão ter de definir o nome a ser apresentado, a acção a ser executada e o ícone a ser apresentado.

<meta name="msapplication-task" content="name=Windows;
action-uri=https://pplware.sapo.pt/category/windows;
icon-uri=https://pplware.sapo.pt/wp-content/themes/StudioBlue/images/windows.ico" />

<meta name="msapplication-task" content="name=Linux;
action-uri=https://pplware.sapo.pt/category/linux/;
icon-uri=https://pplware.sapo.pt/wp-content/themes/StudioBlue/images/Linux.ico" />

<meta name="msapplication-task" content="name=Mac;
action-uri=https://pplware.sapo.pt/category/apple/;
icon-uri=https://pplware.sapo.pt/wp-content/themes/StudioBlue/images/mac.ico" />

<meta name="msapplication-task" content="name=High Tech;
action-uri=https://pplware.sapo.pt/category/high-tech/;
icon-uri=https://pplware.sapo.pt/wp-content/themes/StudioBlue/images/hightech.ico" />

<meta name="msapplication-task" content="name=Not&iacute;cias;
action-uri=https://pplware.sapo.pt/category/informacao/;
icon-uri=https://pplware.sapo.pt/wp-content/themes/StudioBlue/images/noticias.ico" />

A metatag msapplication-starturl define o endereço que será usado e apresentado sempre que clicarem no ícone da barra de tarefas. Tipicamente é o endereço principal da vossa página. Esta tag é facultativa.

<meta name="msapplication-starturl" content="https://pplware.sapo.pt/" />

Por fim temos a tag msapplication-window. Esta tag, facultativa tal com a anterior, define o tamanho da janela do browser a ser aberta sempre que clicarem no ícone que vão ter na barra de tarefas. Os valores a serem utiliziados podem ser expressos em percentagem ou em pixeis.

<meta name="msapplication-window" content="width=100%;height=100%"/>

Nós, no Pplware, já implementámos este código pelo que se se forem utilizadores da versão 9 do IE já podem ter na vossa barra de tarefas uma jumplist mais ajustada à nossa realidade e com acessos directos às páginas que compõem a nossa barra de categorias mais importantes. Testem esta funcionalidade e indiquem-nos algumas alterações que achem necessárias.

Se são programadores de páginas web ou se mantêm o vossa página ou blog, usem o código que apresentámos para tornarem os vossos sites mais IE9 friendly e divulguem pelos vossos visitantes.

Exit mobile version