Pplware

Jogos Casuais Online – Tenha um exelente Coffe Break

No Mundo dos Videojogos, um dos conceitos que tem vindo a ganhar terreno e a seduzir um cada vez maior número de interessados, têm sido os jogos Casuais online.

Estes jogos são caracterizados, na grande maioria dos casos, por serem títulos extremamente simples e de curta jogabilidade, ideais para sessões rápidas tais como intervalos no trabalho ou nos estudos.

O seu principal objectivo reside essencialmente na tentativa de proporcionar breves momentos de lazer e pura diversão, contrapondo-se assim, aos mais pesados e complexos jogos denominados Serious Games.


Existem inúmeros sites espalhados pela Internet onde jogos destes são disponibilizados gratuitamente, mas o Post de hoje vai directamente para um dos que merece maior destaque, não só pela sua longevidade (fundado em 2001, tendo já quase 10 anos de idade), mas também pela gigantesca base de dados de títulos disponíveis que possui (mais de 450).

Fundado em 2001, por Robert Small e Tihan Presbie, o site tem vindo a efectuar uma escalada impressionante de popularidade, facilmente comprovada pelo número de 50 milhões de visitantes únicos por mês e, originários de todo o Mundo, encontrando-se o próprio já em 15 línguas diferentes.

A ideia por base era simples, consistindo em criar uma plataforma de entretenimento acessível e pouco complexa que aproveitasse o cada vez maior acesso à Internet, de forma a conseguir criar uma nova marca de entretenimento interactivo digital inovadora, acessível e que ocupasse o então ainda em aberto nicho, do online gaming.

Com diversos prémios ganhos ao longo da sua ainda curta existência, entre eles o de Best Game Website on the Internet (variadas vezes), o site Miniclip pode orgulhar-se de ser hoje, uma marca de referência no que toca a entretenimento digital, e inclusive, um óptimo meio de comunicação para inúmeras Marcas e Organizações.

Em 2007, e sendo estes alguns exemplos bastante claros desta popularidade do site, duas grandes marcas (Churchill Car Insurance e Unilever) decidiram investir em campanhas online, aquando do lançamento de produtos seus e em parceria com o Miniclip lançaram Ad-Games que foram um sucesso, ajudando a criar uma maior awareness de quem os jogou.

No entanto não foram unicamente Marcas com objectivos comerciais que já se associaram ao Miniclip. Em Maio de 2009 a Wellcome Fund, a segunda maior organização de caridade do Mundo, lançou o título “Sneeze”, cujo principal objectivo era consciencializar e “educar” os jogadores em relação à Gripe A e melhores métodos de prevenirem contágio. Novamente, a iniciativa foi um sucesso.


Até mesmo a própria Microsoft, já piscou o olho ao Miniclip vendo todo o seu potencial e notoriedade, e em Março de 2008, num esforço conjunto entre o gigante informática e o site, foi lançado o primeiro jogo online a usar exclusivamente a tecnologia SilverLight. Pelas palavras de Barr-Watson, Senior Manager da Divisão de Desenvolvimento da Microsoft, tratou-se de aproveitar a popularidade que o Miniclip já tinha, usando-o como montra para o SilverLight: “Using Microsoft Silverlight for a popular online game Web site such as Miniclip will showcase the capabilities of Silverlight to millions of game players across the Internet,”

Em termos de curiosidade, e já em 2009 a Adobe anunciou publicamente que o site Miniclip se tinha tornado “the largest distributor of the Adobe Shockwave plug-in.”

Por todas estas razões, e por muitas outras que certamente ficaram por enunciar, não será exagero anunciar que o Miniclip é, sem dúvida, o Rei dos Jogos Online.

Como é? Vai um jogo?


Homepage: Miniclip

Exit mobile version