Até há pouco tempo atrás o título deste artigo teria de ser obrigatoriamente “Jogar Pong NO Browser?”, mas felizmente com o evoluir das tecnologias associadas à Internet podemos ter o título que temos hoje. Este site que vos apresentamos hoje é apenas mais um (bom) exemplo do que se pode fazer com o HTML5.
A linguagem de “programação” da Internet está a ser mudada e com elas vêm possibilidades que até há bem pouco tempo eram apenas possíveis recorrendo a tecnologias pesadas ou eram apenas ideias sem materialização possível.
Este site que hoje vos trazemos é apenas a demonstração de mais uma das muitas potencialidades da versão 5 do HTML. Actualmente os maiores produtores de conteúdos para a Internet começam já a fazer uso dele e os browsers têm estado também a preparar-se. As possibilidades são imensas actualmente e ainda nem esta linguagem está completamente implementada.
Acedam então ao Pong e indiquem que não pretendem que os pop-ups sejam bloqueados pelo vosso browser. Deve ser das poucas vezes que vão indicar esta opção e que têm retorno garantido.
Depois só têm de decidir se querem jogar contra o PC (ou será o Browser?) ou se pretendem chamar um amigo para vos defrontar. As instruções de utilização e são descritas na página e são bem simples.
Ao lançar o jogo são abertas três novas janelas, duas delas as raquetes e a terceira será a bola (quadrada). O objectivo é, como todos devem conhecer e bem, jogar a bola para o lado do adversário e tentar que ele não a alcance. Mas as regras e modo de jogo do Pong todos sabem ou depressa as aprendem.
Têm então o vosso ambiente de trabalho como área de jogo. Aproveitem-no bem!
Apreciem bem as potencialidades que o HTML5 vai para trazer para a Internet e para todos os que a utilizam. E lembrem-se, ainda não vimos todo o potencial que dali pode ser utilizado. Antevejo muitas e boas coisas, não só nesta utilização mas também na usabilidade dos sites e na interacção destes com os utilizadores.
Nota: Não nos responsabilizamos pelas muitas horas que vão gastar a analisar esta nova tecnologia, mas não deixem de a experimentar. E sim, acabei por perder o jogo!