Com a passagem do ensino para o modelo online, por causa da pandemia, uma das ferramentas que os professores mais sentem falta é o quadro. É verdade que a tecnologia oferece algumas soluções, mas o quadro de parede dá liberdade ao professor e ajuda a explicar a matéria.
A Google tem uma solução interessante que poderá ser uma ajuda a este nível. Vamos conhecer o quadro colaborativo Jamboard.
O projeto não é novo, pois já foi lançado em 2016. Além disso, a solução também não é perfeita, mas dá para desenrascar. Com o Jamboard podemos partilhar facilmente os nossos apontamentos para toda a sala de aula e, sendo uma solução colaborativa, vários utilizadores podem utilizar em simultâneo.
Veja como funciona, em vídeo, o Jamboard
Obviamente que tudo funciona melhor se tivermos um ecrã touch e/ou uma caneta. No entanto, tal como referimos, se tiverem um PC com um ecrã que não seja touch, dá para desenrascar. Além disso, a plataforma disponibiliza algumas formas que simplificam a interação, e é até possível mudar o background.
Na lateral temos a possibilidade de escolher entre uma caneta, borracha, texto, notas, adicionar imagem, etc. Até está disponível um laser.
Para usar o jamboard basta que tenha uma conta Google. O acesso é feito por aqui e toda a plataforma é gratuita. De referir que existe também um quadro físico que interage com esta plataforma. É um ecrã de 55 polegadas, com interfaces USB e HDMI. Experimente e se conhecerem outras soluções, partilhem connosco.