Há algum tempo que estava a espera de receber o email de inscrição no iScrybe. Finalmente, após uns seis meses, recebi o email de aceitação ao uso da aplicação que prometia alterar a forma como trabalhamos com um calendário online. Este foi o vídeo que começou tudo:
Pelo que pude a perceber, é utilizado Ajax para tudo. No entanto, após ter validado o registo, é nos apresentado uma interface em Adobe Flex, sendo toda a comunicação, entre o servidor e as nossas acções, então em Ajax. Tenho de confessar, estava a espera de algo fora do Flash, algo dentro do género Google Calendar.
Isto não tira no entanto o encanto desta aplicação web, pelo que também traz algumas inovações em relação ao Google Calendar, tais como o modo offline (sim, não é preciso estarmos ligados online para que possamos alterar o nosso calendário) sendo todas as alterações que fizermos submetidas assim que estivermos online.
Vista geral da aplicação:
Somos apresentados com uma visão de todo o ano, podendo alterar a vista entre o mês, semana e dia. As transições entre cada modo de visão são animadas, muito ao estilo do iPhone (que é giro durante um tempo, mas depois torna-se irritante porque queremos adicionar um novo evento e temos de passar pelas animações todas e aguardar…).
Podemos marcar eventos para os dias, com repetição, muito ao estilo do Outlook. Temos também à direita uma lista de tarefas a fazer (com planeamento se quisermos) para fácil consulta.
PaperSync Isto era o que mais estava interessado em ver em funcionamento e tenho de confessar, funciona mesmo muito bem. Podemos imprimir os nosso eventos e tarefas em papel, já com as dobras pré-marcadas, para caber exactamente na nossa carteira! E eis que cabe mesmo ali.
Opções regionais Fiquei contente em ver que tiveram em consideração as nossas opções regionais, tais como o formato da data, a configuração da semana de trabalho, a escala da visão diária (espaços de 15,30 e 60 minutos), horário activo (horas de trabalho), lembranças via email e SMS (não funcionam cá em Portugal, infelizmente).
Outros calendários Tinha esperança que o iScrybe permitisse ligação dupla com o Google Calendar. Não dá… permite a importação do calendário, mas fica por aí. Suponho que seja propositado, para que importemos o Google Calendar e passemos a utilizar única e exclusivamente o iScrybe. Se calhar na versão final…
Notas – ThoughtPad Podemos criar notas sobre o que quer que seja, copiar imagens de outros sites, vídeos do YouTube, links para outras páginas. Funciona de forma transparente, tal como se fosse um Word no próprio browser (faz-me lembrar o Unibook…)
E é isto o iScrybe; um calendário e organizador de tarefas acessível em qualquer lugar. Não serve de chat nem compositor de email, para isso temos o Gmail! Isso não o torna menos poderoso, pois faz aquilo que era suposto fazer de forma muito produtiva e agradável.
Neste momento não é possível inscreverem-se para experimentarem o iScrybe, já que a versão beta só está disponível a quem se registou na altura da primeira notícia. Terão de aguardar até a aplicação sair do seu estado Beta, pelo que não deve demorar muito pois até agora ainda não encontrei um único problema.
Agradecimentos ao Zeon da MadTech.com.pt