A validação das faturas para obter deduções à coleta terminou ontem. No entanto, o processo não se fica por aqui, pois ainda terá de submeter a declaração de IRS. Hoje já pode consultar os montantes globais que lhe foram atribuídos.
IRS: Saiba já quanto “obteve” em cada categoria…
A Autoridade Tributária permitiu que a validação das faturas fosse feita até ontem às 23h59. De referir que é possível reaver parte do IVA pago em vários tipos de despesas, como, por exemplo, alojamento e restauração, oficinas de automóveis e motociclos, cabeleireiros e institutos de beleza, ginásios e veterinários.
Se aceder à plataforma, já pode ver essas deduções provisórias em IRS. Aceda aqui.
O IRS em Portugal refere-se ao “Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares”. É o imposto que os indivíduos em Portugal pagam sobre os seus rendimentos. Este imposto é calculado com base nos rendimentos auferidos, estado civil, e outras circunstâncias específicas de cada contribuinte. Os contribuintes em Portugal são obrigados a apresentar a sua declaração de IRS anualmente às autoridades fiscais portuguesas.
Quando exige fatura garante que os impostos que pagamos são entregues ao Estado. É um dever de cidadania que aumenta a justiça, contribuindo para o combate à fraude e evasão fiscal. Não é justo pagar mais impostos por existirem contribuintes (cidadãos ou empresas) que não cumprem as suas obrigações fiscais.