Pplware

Internet deu sinal de vida há 40 anos

Foi no final do Verão de 1969, pouco depois da aterragem na lua ou do Festival de Woodstock. Por aqueles dias, uma caixa de metal era entregue no escritório de Leonard Kleinrock, um professor na Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Era um interface processador de mensagens (IMP, sigla em inglês) e serviu para que fossem transmitidas as primeiras palavras através de uma espécie de Internet.

Não existe consenso sobre o início da rede que hoje em dia utilizamos, mas a verdade é que a 29 de Outubro de 1969, este professor conseguiu comunicar através da sua IMP para outra IMP, ligada a outro computador a alguns quilómetros de distância, nomeadamente no Instituto de Pesquisa Stanford.

Depois da conquista de Morse, 125 anos depois surge uma outra forma de comunicação, no início apenas com as letras LO (o início da palavra LOGIN ¿ ligar), que foram transmitidas com sucesso entre os dois computadores. A Arpanet, como era conhecida na altura, viria a ficar ligada em rede entre 213 computadores, mas 14 anos depois já havia 16 milhões e o email começava a mudar o mundo.


Naquela noite de 1969 nem tudo correu bem. Enquanto ia carregando nas teclas do computador, Kleinrock ligava para Stanford a perguntar se as mesmas iam chegando. O L e o O chegaram, mas quanto quis teclar G o sistema «crashou», deixando na história o LO como a primeira transmissão por Internet.

Na verdade, o primeiro e-mail só apareceu em 1971, paralelamente com o surgimento do símbolo @ e a mensagem «QWERTYUIOP», que são precisamente as primeiras letras do teclado de um computador. O resto é história. TVI

Exit mobile version