O WhatsApp está a reformular algumas das suas componentes mais importantes. Quer tornar as suas apps mais interessantes e melhores de usar. Agora é o seu suporte técnico na aplicação, que vê substituindo os formulários tradicionais por um assistente com tecnologia de IA que responde diretamente num chat. Assim, será mais simples resolver problemas.
Inteligência Artificial passa a ajudar no suporte
Ainda que não seja algo normal e corriqueiro, muitos utilizadores já devem ter utilizado o suporte técnico do WhatsApp antes. Certamente perceberam que a experiência não é e mão tem sido totalmente satisfatória. O mais complicado é preencher um formulário pouco personalizado e esperar, mais cedo ou mais tarde, por algum tipo de resposta.
Os programadores e técnicos da Meta também sabe disso e, para isso, a dona do Facebook e outras redes está a começar a implementar um novo sistema de suporte técnico na aplicação. Quer assim que os utilizadores possam receber respostas imediatas. Mas, como já se esperava, este será alimentado por IA.
Segundo o que é revelado pelo conhecido WABetaInfo, o suporte na aplicação funciona agora de forma mais direta. Para isso irá usar IA para fazer o contacto inicial com o utilizador, eliminando o formulário tradicional e permitindo um suporte mais fluído, com respostas instantâneas, ainda que potencialmente erradas ou imprecisas.
Será mais simples resolver problemas no WhatsApp
Assim, e de futuro, ao aceder à Ajuda do WhatsApp e selecionar a opção de contacto, não os utilizadores não vão ter de preencher qualquer formulário. Em vez disso, estes vão ser levados diretamente para uma conversa com um bot de suporte.
Este bot de suporte com tecnologia de IA conseguirá responder a todas as perguntas utilizando linguagem natural e poderá ser orientar o utilizador, mesmo passo a passo, para uma possível resolução. De qualquer forma, deverá haver preocupações. Se por algum motivo o chat não conseguir ajudar, pode reencaminhar a conversa para um agente humano.
Mas, neste último caso, não se deve esperar uma resposta imediata. Por enquanto, a funcionalidade apenas foi visualizada para iOS, mas alguns utilizadores já a encontram ativa na versão estável da aplicação. Esta é uma implementação gradual que poderá estar disponível para todos nas próximas semanas.