Pplware

Importar correio de uma conta Hotmail para o Gmail

… ou outra com IMAP.

Há largos anos que criei a minha primeira conta de email, no Hotmail. Desde sempre lhe tentei “ser fiel” e, mesmo com alguns pontos mais fracos na sua evolução perante a concorrência, fui conseguindo mantê-la como a minha conta de email principal, tendo também simultaneamente conta no Gmail para um melhor uso dos serviços que lhe estão associados.

Até então, o Windows Live Mail fez com que a conta do Hotmail conseguisse estar “ela por ela” no meu uso diário do email, não notando por isso desvantagens perante as outras. A sincronização por HTTP que o Hotmail oferece era suficiente para manter o correio todo sincronizado e, nesse mesmo cliente de email (idêntico ao velho Outlook Express), tinha várias contas configuradas.

Agora que decidi passar a usar um smartphone diariamente, não é sustentável usar o browser sempre que quero ir consultar o email. Portanto, como o Hotmail não suporta IMAP (apenas HTTP e POP3), é altura de mudar a minha conta de email principal para uma que o suporte. A escolha, obviamente, foi o Gmail. Contudo, a minha conta do Hotmail está carregada de informação que me é bastante importante e da qual não posso prescindir. Pois bem, o correio teria de ser importado na totalidade… mas como?

Nas definições do Gmail existe um separador, Contas e Importação, que tem uma funcionalidade de importar correio e contactos de contas de email com POP3. Mesmo tendo o meu correio organizado em quase duas dezenas de pastas, tinha algumas dúvidas que a sincronização pudesse ocorrer como esperava… no entanto experimentei.

Após configurar a importação, apareceu-me uma mensagem a informar que o processo poderia ser longo, até 2 dias. Pois bem, não tinha pressa! Os contactos foram importados correctamente em alguns minutos. Quanto ao correio, tinha de esperar.

Fui consultando diariamente o novo email do Gmail para verificar o estado da importação.

As notícias eram “zero”. Passados 7 dias sem ver um único email importado desisti e debrucei-me sobre o assunto. A solução é simples e trivial, mas nem sempre poderá ser óbvia.

Método de importação

O processo é conseguido com a ajuda do Windows Live Mail. Se não o tiver instalado, deve fazê-lo. É também possível fazer este método com o Microsoft Outlook e o uso da ferramenta Outlook Connector. Os passos são:

  1. Certificar que o Windows Live Mail está instalado e funcional (faz parte integrante do pacote Windows Live Essentials);
  2. Configurar ambas as contas de email, do Hotmail (em HTTP e não POP3) e do Gmail (em IMAP);
  3. Certificar que o IMAP está activo no Gmail;
  4. Transferir todas as mensagens e pastas do Hotmail para o cliente Windows Live Mail;
  5. Seleccionar os emails a importar (para seleccionar tudo usar CTRL+A). Clicar com o botão direito sobre a selecção e escolher “Copiar para a pasta…” ou “Mover para a pasta…” consoante a vontade;
  6. Escolher a pasta correspondente no email para o qual vai ser importado o correio e confirmar.
  7. Feito.

Caso o email do Hotmail contenha várias pastas, é necessário repetir o mesmo processo para cada pasta. Caso se queira que a organização do email seja feita por pastas, é necessário criar marcadores (aparentemente pastas) na conta do Gmail. O processo é simples e para fazê-lo basta ir às definições do email, no separador Marcadores, e na zona Marcadores devem ser criados os novos marcadores (ou pastas).

Muitas foram as vezes os amigos me diziam algo como “tchiii, como é que ainda usas Hotmail?”. De facto, o que ainda o salvava era o cliente Windows Live Mail… mas agora, onde o básico IMAP se tornou essencial para mim, não me restou outra opção.

Isto aconteceu numa altura onde, há cerca de duas semanas para cá, o Windows Live Hotmail mudou e melhorou radicalmente a sua estrutura tanto por acesso no browser do PC como por acesso móvel. Infelizmente essa mudança não incluiu o IMAP.

Artigos relacionados:


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7
Download: Windows Live Essentials
Homepage: Windows Live Mail

Exit mobile version