Ninguém duvida que a inteligência artificial é um dos temas que vai marcar este ano e os próximos. Neste campo têm sido feitos vários avanços e, nos últimos dias, as notícias têm englobado informações sobre este setor. Recentemente o CEO da Nvidia, Jensen Huang, afirmou sobre este assunto que “em 10 anos teremos IAs um milhão de vezes mais poderosas do que o ChatGPT“.
Daqui a 10 anos teremos IAs mais poderosas que o ChatGPT, diz CEO da Nvidia
Desde que o sistema ChatGPT se popularizou que praticamente todos os dias temos recebido notícias sobre este e outros temas relacionados. Desde empresas que querem integrar o serviço IA da OpenAI nas suas plataformas a outras marcas que já estão a tentar criar algo semelhante através de recursos próprios.
Para além disso, há também quem tenha uma palavra a dizer sobre este assunto. Jensen Huang, CEO da Nvidia, já tinha deixado a sua opinião acerca do sistema indicando que o ChatGPT foi uma das maiores coisas já feitas na computação. Mas agora o executivo voltou a falar sobre o tema e adianta que “em 10 anos, teremos IAs um milhão de vezes mais poderosas que o ChatGPT“. Segundo o dono da fabricante das RTX 40:
A Lei de Moore, nos seus melhores dias, teria fornecido 100 vezes a potência vista em hardware numa década. Ao criar novos processadores, novos sistemas, novas interconexões, novas estruturas e algoritmos e trabalhar com especialistas de dados, investigadores de IA em novos modelos, durante todo esse período, tornamos o processamento de modelos de linguagem significativa um milhão de vezes mais rápido.
Jensen Huang acrescenta ainda que:
Ao longo dos próximos 10 anos, espero que através de novos chips, novas interconexões, novos sistemas, novos sistemas operativos, novos algoritmos de computação distribuída e novos algoritmos de inteligência artificial e através do trabalho com programadores que criam novos modelos, acho que vamos acelerar a IA para mais um milhão de vezes.
O CEO ainda indica que, com o tempo, haverá cada vez mais empresas a não fabricar apenas produtos físicos, mas também outros na forma de inteligência, dizendo mesmo que “espero ver fábricas de IA em todo o mundo“.