Estamos a poucos dias do Natal e por isso é preciso comprar os presentes para a família e amigos mas também os nossos presentes. Neste período a oferta é muita e a moda de comprar ou vender online pode tornar-se simplesmente num pesadelo, isto se o negócio não for feito em lojas credíveis ou com pessoas que não sejam de confiança.
Sabia que a Polícia Judiciária recebe cerca de 26 queixas por dia relativas a burlas informáticas? Na época natalícia os criminosos da Internet entram em acção para tentar ludibriar os utilizadores e as burlas informáticas simplesmente quadruplicam. Todo o cuidado é pouco e o mais barato pode sair de facto muito caro.
História verídica…
Deixem-me conta-vos um episódio que aconteceu comigo. Recentemente coloquei um anúncio para a venda de um iPhone em vários sites/serviços para o efeito e foi curiosamente no mais popular de Portugal que se deu a tentativa de burla.
Passado algumas horas recebi uma mensagem de alguém interessado no equipamento e fui questionado se poderia assumir o envio por correio do mesmo. Tratando-se de um telemóvel de um valor elevado, referi que eu próprio assumiria esse custo.
Envio ao individuo o meu nome, e-mail e o respectivo IBAN para que a transferência seja efectuada. Passado alguns minutos recebo no meu e-mail um screenshot da transferência e um comprovativo. Aparentemente o valor tinha sido transferido para a minha conta…mas afinal não!
Como a minha formação é na área da Segurança Informática, rapidamente me apercebi que alguém me estava a tentar burlar e aproveitei para brincar com o caso. Enviei uma mensagem ao burlão a referir que entretanto já tinha levado o equipamento aos CTT mas que não tinha por perto o número de tracking. Curiosamente o burlão pede-me o IMEI e questiono o porquê de precisar dessa informação. Segundo ele, pretendia confirmar se o equipamento tinha ainda garantia.
Há aqui outro pormenor interessante! A tentativa da burla informática acontece a uma Sexta-feira, ou seja, possivelmente (caso tivesse acontecido) a transferência só poderia ser vista na Segunda-Feira mas… entretanto o telefone já teria seguido caminho!
Referi ao burlão que desta vez não iria ter sorte e que o caso iria seguir para a Polícia uma vez que se trata de falsificação de documentos, o que é crime m Portugal!
Os esquemas…
São muitos os esquemas para enganar os utilizadores. No mundo online as ferramentas e as plataformas proporcionam situações deste tipo que acabam por “tramar” o utilizador final. A regra é básica: Quando vender algo receba sempre antes o dinheiro.
É verdade que este tipo de plataformas ajudam a realizar negócios, mas podem ser igualmente usadas pelos burlões para roubar o utilizador final. Não se esqueça também, antes de negociar, procurar no Google pelo nome, e-mail, ou usando outro dado pessoal da pessoa com quem está a tentar negociar.
Queixa Electrónica
O Sistema Queixa Electrónica destina-se a facilitar a apresentação à GNR, à PSP e ao SEF de queixas e denúncias por via electrónica quanto a determinados tipos de crime. Os crimes estão identificados no portal (aqui). Podem apresentar queixa pessoas singulares, devidamente identificadas, nacionais ou estrangeiras, residentes em Portugal ou presentes em território nacional.
Além do portal, poderá também de imediato informar a Policia Judiciária – ver contactos aqui.
Algumas dicas básicas
- Não devem ser aceites mensagens de correio electrónico de remetentes desconhecidos;
- Recomenda-se que, mesmo no caso das mensagens de remetentes conhecidos, o seu teor deve ser lido de forma crítica, no sentido de confirmar que se trata de uma mensagem legítima;
- Não devem ser seguidas hiperligações (também designadas por ligações, hyperlinks ou links) sem confirmar o destino efectivo para que remete;
- Em caso de dúvida, sugere-se que se passe com o rato sobre a hiperligação e verificar atentamente, no canto inferior esquerdo do seu navegador da Internet (browser), qual o endereço para o qual será reencaminhado;
- A navegação na Internet deve ter sempre presente a legitimidade das páginas consultadas;
- Nunca devem ser facultados dados pessoais ou senhas de acesso a espaços reservados, a não ser no próprio acesso a estes;
- Recomenda-se, finalmente, a instalação de programas antivírus e a respectiva actualização regular.