Tudo começou com a ideia de duas pessoas, o engenheiro Masaru Ibuka e o físico Akio Morita. Ambos estavam determinados a criar uma empresa inovadora e pioneira dedicada à construção de equipamentos elétricos no Japão. Fundada em Tóquio no 3º andar de uma galeria comercial, no dia 7 de Maio de 1946, a Tokyo Tsushin Kogyo Kabushiki Kaisha, acabou, mais tarde em 1958, por mudar para o nome que todos conhecemos, Sony Corporation.
O resto é História…
Como tudo começou
A História da Sony remete-nos ao ano de 1946, quando um engenheiro e um físico se juntaram e puseram mãos à obra ao seu sonho.
Masaru Ibuka, nascido a 11 de abril de 1908, o engenheiro, e Akio Morita, nascido a 26 de janeiro de 1921, o físico, queriam criar uma empresa inovadora e pioneira dedicada à construção de equipamentos elétricos no Japão.
A 7 de maio de 1946 é então fundada em Tóquio, no 3º andar de uma galeria comercial, a Tokyo Tsushin Kogyo Kabushiki Kaisha, que significa Empresa de Engenharia de Telecomunicações de Tóquio. Por fim, em 1958, a empresa acaba por mudar o seu nome para aquilo que hoje se conhece, Sony Corporation.
Porquê Sony?
A origem da palavra Sony provém da combinação de duas palavras, sonus e sonny boy. Sonus significa “som” e “sónico”. Já sonny boy era o termo usado no Japão para descrever os jovens que tinham um espírito livre e pioneiro, algo que se encaixava perfeitamente nos valores da empresa.
Um dos objetivos de Akio Morita e Masaru Ibuka era mudar a maneira como o Ocidente via o Japão. Na altura, ao contrário de hoje, os japoneses eram vistos como um país em desenvolvimento que não conseguiam competir a nível tecnológico com os países ocidentais. Nomeadamente, eram conhecidos por produzir produtos de fraca qualidade e pouco fiáveis.
Como sabemos, actualmente tudo mudou. Assim, quando pensamos em tecnologia facilmente nos vem à ideia várias empresas japonesas, sendo ela a maior e mais valiosa de todas. Akio Morita, por exemplo, foi tão importante para a sociedade de hoje, que em 1999 aquele entrou na lista das 100 pessoas mais influentes do século 20 feita pela famosa revista TIME.
Evolução do logótipo da Sony
De 1946 até aos dias de hoje, a empresa já apresentou ao público sete logótipos diferentes. O que conhecemos nos dias de hoje, foi apresentado pela primeira vez em 1973.
As primeiras criações
Os primeiros produtos lançados pela Sony incluem vários que nunca antes tinham sido produzidos por nenhuma empresa Japonesa. Desde um megafone em 1947, à primeira fita de gravação em papel revestida de magnetite, a “Soni-Tape”, até ao primeiro gravador em 1950.
Outra importante invenção foi o primeiro rádio transístor portátil do mundo, o Sony TR-55. Foi assim lançado em 1955, fazendo da empresa a primeira marca a produzir um rádio portátil totalmente desenvolvido apenas por uma marca.
Uma empresa americana já tinha produzido um rádio transístor portátil, mas o rádio não era totalmente produzido só por ela. Por exemplo, os transístores eram comprados à Texas Instruments.
Este rádio seria também o primeiro produto com o logo da Sony. Mais tarde em 1957 a Sony lança o primeiro rádio de bolso do mundo, o Sony TR-63. Algo inédito na altura já que permitia a audição de rádio e música em qualquer lado.
Os produtos mais importantes da Sony
Alguns dos produtos e tecnologias da marca foram notáveis, 3 deles estão presentes na lista dos 50 gadgets mais influentes de sempre.
O CD
A criação do CD, em conjunto com a Philips, em 1982, popularizou pela primeira vez o áudio digital. Já haviam sido criados outros produtos de áudio digital, mas nenhum teve o sucesso do famoso CD.
O Walkman
O primeiro Walkman, TPS-L2, lançado em 1979, mudou os hábitos das pessoas no consumo de música. Permitindo que cada uma ouvisse as suas cassetes, de uma maneira privada e em qualquer local com os seus auscultadores.
A Sony Trinitron
A primeira Trinitron, KV-1310, lançada em 1968, revolucionou o mercados das televisões na década de 60 e 70. Com a tecnologia trinitron melhorava imenso o brilho, o contraste e as cores da imagem. Por estas razões foram as televisões de referência até à década de 90.
A PlayStation
A PlayStation 1 transformou o mercado das consolas de jogos, quando foi lançada a 3 de Dezembro de 1994. Ultrapassando as vendas da sua concorrente, Super Nintendo, em mais de 50 milhões de unidades. Até ao momento, juntando todas as consolas Playstation, já foram vendidas cerca de 534 milhões.
A Sony nos dias de hoje
Actualmente, é uma das empresas mais antigas e com grande importância no mercado da tecnologia. Ao longo destes anos ultrapassou vários problemas complexos, mas conseguiu sempre sair por cima. Isto pode dever-se a um princípio fundamental que toda a empresa segue:
O caminho dos pioneiros está repleto de dificuldades. Mas, apesar de todos os problemas, os funcionários da Sony sempre se uniram de forma harmoniosa e próxima devido ao prazer da sua participação no trabalho criativo e ao orgulho de poderem contribuir com os seus talentos pessoais para atingir este objetivo.
Neste momento, a empresa nipónica tem um valor de mercado de cerca de 75 mil milhões de dólares e está presente numa enorme variedade de negócios.
Os negócios diferenciam-se entre várias áreas como TV & vídeo, áudio, câmaras digitais, smartphones (Sony Mobile Communication Inc.), Internet (Sony Network Communication), jogos e serviços de rede (Sony Interactive Entertainment), entretenimento visual (Sony Pictures), música (Sony Music) e por fim, serviços financeiros (Sony Financial Holdings).
O propósito da Sony na atualidade é “encher o mundo de emoções, através do poder da criatividade e da tecnologia”. Focando os seus valores nos Sonhos e Curiosidade, Diversificação, Integridade e Sinceridade e Sustentabilidade.