Pplware

Guarda.PT – Hoje, a partir das 18h

O projecto Guarda Digital – que surge no âmbito do programa Cidades e Regiões Digitais, financiado pelo POS-Conhecimento – pretende desenvolver a Sociedade de Informação e Conhecimento, de forma a fomentar o desenvolvimento regional.

A Guarda Digital apresenta hoje e torna disponível em www.guarda.pt o portal da Região da Guarda, pelas 18 horas, no Café-Concerto do Teatro Municipal da Guarda. O site contém mais de 10 mil conteúdos e igual número de imagens. Dotado de uma nova tecnologia, o site cumpre com vários critérios de boas práticas, nomeadamente, com a questão das acessibilidades.

É um portal dedicado à região da Guarda com Notícias, Agenda de eventos, Serviços úteis, Pecados, Directório regional e outras novidades. Também será inaugurado virtualmente o Data Center – a Plataforma Tecnológica da Guarda Digital que já está em funcionamento.

Organizado por áreas temáticas o “guarda.pt” possui muitas novidades, entre as quais se destaca a galeria multimédia com cerca de 10 mil imagens da região, uma agenda onde constam os eventos mais significativos a decorrer na região, notícias de diversa índole, um directório regional com milhares de contactos e em permanente actualização, serviços úteis como o estado do tempo e as farmácias de serviço de todo o distrito, e um espaço dedicado aos jovens, entre outros.

«O utilizador deste portal encontrará um directório regional de contactos e uma secção de notícias e eventos da região sobre os mais diversos conteúdos, como arte e cultura, desporto, sociedade, política e actualidade», explicou o gestor do projecto, Sérgio Duarte. Entre as várias áreas do Portal Sérgio Duarte destaca os “Pecados”, «as originais e irresistíveis tentações: seleccionámos o que de melhor e mais exclusivo existe na região, no país e no mundo», constata.

De resto, o portal está assente numa nova ferramenta de gestão de conteúdos que se chama Microsoft Sharepoint. Também a plataforma tecnológica será apresentada, durante esta sessão, ainda que virtualmente, porque é um espaço de acesso restrito. «O Data Center tem capacidade para alojar todos os sites da região e possui potencialidades para fornecer outros serviços de Internet, como por exemplo, e-mail ou o serviço de Backup», sublinha o responsável.

Homepage: Guarda.PT

Exit mobile version