Pplware

Governo vai voltar a reembolsar o IRS automático em apenas 12 dias

O prazo para entrega das declarações de IRS começa já  na próxima sexta-feira, dia 1 de abril. Os contribuintes têm até dia 30 de junho para submeter a declaração.

De acordo com informações recentes, o Governo vai voltar a reembolsar o IRS em apenas 12 dias.


A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) deverá encurtar os prazos de reembolso do IRS, nos casos em que é devido, este ano, em relação ao que aconteceu no ano passado. “A expectativa é retomar o prazo de reembolsos pré-pandemia , ou seja, reembolsar todos os contribuintes num prazo médio de 17 dias (no caso do IRS automático pode ser em cerca de 12 dias e nos restantes casos de 19 dias)”, confirmou o JN.

No ano passado o prazo de reembolso do IRS automático terá sido de 17 dias e o manual de 32, com a média a ficar nos 27 dias, segundo revela o jornal.

O número de agregados que entregaram declaração de IRS no ano passado atingiu quase 5,5 milhões (5 479 417), segundo dados da AT. Mas apenas três milhões (3 043 791) teve IRS liquidado, ou seja, 55,5% dos que entregaram a declaração.

A entrega da declaração de IRS tem de ser feita pela internet e poderá ser automática ou manual. Será automática se for pré-preenchida pelo fisco, e manual se for o contribuinte a introduzir os dados.

Dia 31 de março, termina o prazo para reclamar caso não concorde com os montantes das deduções à coleta das despesas comprovadas por fatura apuradas pela AT e que aparecem na página pessoal de cada contribuinte.

Principais datas do calendário fiscal de 2022

Exit mobile version