O jornal afirmou que o governo Bush lançou o site por causa da pressão de republicanos do Congresso, que esperavam usar a Internet para encontrar novas evidências do perigo representado pelo ex-presidente iraquiano Saddam Hussein, antes da invasão liderada pelos EUA, em 2003.
Nas últimas semanas, de acordo com o Times, o site publicou documentos que segundo especialistas em armas continham detalhes da pesquisa nuclear do Iraque antes da Guerra do Golfo de 1991. Um diplomata classificou o documento de “livro de receitas” para a construção de uma bomba atómica.
Segundo o jornal, o site foi suspenso na noite de quarta-feira, depois de o Times ter informado o governo sobre as preocupações. Um porta-voz do director da inteligência nacional declarou que o site foi retirado “à espera de uma revisão para garantir que seu conteúdo seja apropriado para utilização pública”.
O site, conhecido como “Portal de Documentos da Operação Liberdade Iraquiana”, continha cerca de uma dúzia de documentos com desenhos, diagramas, equações e longas narrativas sobre a construção de bombas. De acordo com o jornal, especialistas disseram que as informações vão além do que há disponível na Internet e em outros fóruns públicos.