Pplware

Google oferece ajuda a sites hackeados

Possuir um site totalmente imune a ataques de hacking é, até aos dias de hoje, uma utopia. A protecção de um site depende muito das acções tomadas por cada um dos proprietários do mesmo, podendo tornar um pouco mais difícil aos hackers e crackers a respectiva intrusão através da utilização de várias técnicas.

De forma a tentar ajudar todos os webmasters e proprietários de sites, a Google lançou o serviço “Help For Hacked Sites” que é como quem diz uma ajuda para sites hackeados, cujo objectivo passa por ensinar webmasters como poderão evitar invasões não desejadas e como recuperar os sites perdidos no caso de terem sido hackeados.

Podemos definir esta ajuda em duas partes: a primeira parte é voltada para utilizadores não-técnicos, enquanto a segunda parte tem como destino primordial aqueles utilizadores mais avançados que podem ler código e que estão mais confortáveis no campo da utilização de comandos de terminal.

No geral, poderemos encontrar nesta página cerca de 80 minutos de vídeos explicativos juntamente com um variado conjunto de artigos que cobrem todas as possibilidades: desde as coisas mais básicas como descobrir se um site realmente foi hackeado e como proceder para juntamente cooperar com o hoster na recuperação do mesmo, as várias formas de usar scanners de vulnerabilidade, compreender injecções SQL, leitura de ficheiros de log, entre muitos outros assuntos bastante interessantes.

Nos artigos poderemos encontrar também algumas formas de remover as conhecidas mensagens do Google, como por exemplo: “Este site pode danificar seu computador” ou “Este site pode estar comprometido“.

Tratando-se de um guia algo mais dedicado e sabendo todas as dificuldades inerentes ao problema abordado, o próprio Google remete, em caso de necessidade extrema, como referência o seu Forum do Webmaster, onde toda a informação pode ser encontrada. Evitado será dizer que este tipo de problema requer numa forma muito geral conhecimentos avançados para se poder lidar concretamente com o mesmo. Por parte da Google é uma boa ferramenta de ajuda e que certamente nalguns caso será tida muito em conta.

Fica um pequeno vídeo de apresentação, também disponível na página de ajuda:


Homepage: Help for Hacked Sites
Exit mobile version