Pplware

Google lança serviço cloud: Google Drive

Ei-lo! O serviço que faltava à Google acaba de ser lançado, há escassos minutos.

Já ninguém passa sem um bom serviço de sincronização de ficheiros. Actualmente, a nossa informação digital tem uma importância incalculável e o acesso rápido ao material de trabalho ou lazer é algo indispensável.

O Google Docs já o permitia fazer, embora de forma muito menos prática, mas o Google Drive é um novo conceito com novas funcionalidades e essencialmente novas ferramentas. Com o Google Drive, pode contar com 5 GB de armazenamento gratuito.

Foi ontem que a Microsoft lançou uma ferramenta de sincronização para Windows e Mac para interagir com o serviço SkyDrive. Tal como prevíamos, desde o anúncio preliminar na semana passada, o Google Drive nasce assim, na versão beta, e promete lutar contra os grandes e já enraizados neste mercado do armazenamento online.

O Dropbox, Live Sync, SugarSync, Skydrive, Box e muitos outros procuram a melhor forma de cativar os utilizadores, incentivando-os a escolher o seu produto. A concorrência está apertadíssima! O que é óptimo no meio disto tudo é que o utilizador é que sai a ganhar!

 

Características

O Google Drive nasce de uma melhoria do já existente Google Docs. O aspecto da interface online é o mesmo onde a única alteração foi uma adaptação ligeira no painel esquerdo. De resto, surgiram as ferramentas para Windows, Mac e Android. As versões para iOS e Linux não estão ainda disponíveis.

O Google Drive permitir-lhe-á aceder à sua valiosa informação em qualquer lugar. Dado o transporte regular de equipamentos móveis como computadores, tablets ou smartphones, susceptíveis de quedas consequentes avarias, o Google Drive é um local seguro onde os seus dados não correm riscos de serem perdidos.

A Google não esqueceu também a sua já implementada ferramenta colaborativa, podendo partilhar e editar os ficheiros com quem entender e trabalhar em conjunto, simultaneamente, com esse grupo.

O espaço gratuito disponibilizado é de 5 GB onde poderá comprar espaço adicional onde, por exemplo, +20 GB custam menos de 2€ por mês.

MAS… ainda ontem 20 GB custavam $5/ano na Google! Agora, a $2.49/mês, temos a módica quantia de aproximadamente $30/ano. Resumindo, o lançamento do Google Drive aumentou o preço do armazenamento em 6 vezes! Mau, muito mau.

Não é que esteja mais caro que os outros, os preços estão relativamente aproximados, mas os $5/ano por 20 GB e $20/ano por 80 GB eram altamente apetecíveis!!… mas acabou.

 

Funcionalidades

Neste serviço poderá contar com as seguintes funcionalidades:

 

As aplicações de sincronização

A ferramenta de sincronização é algo já familiar, pois a generalidade dos utilizadores de um computador com Internet já utiliza algo idêntico. O que se destaca nesta aplicação do Google Drive é o seu carácter completo, com todas as funcionalidades que normalmente são indispensáveis mas, mesmo assim, alguns serviços não as fornecem.

Falo por exemplo da sincronização selectiva que permite escolher as pastas a sincronizar com o computador. Dessa forma, poderá sincronizar apenas o que lhe interessa e lhe é útil em determinado computador.

Esta aplicação é, basicamente, a mesma aplicação que a Google Docs. Permite, entre outros, sincronização dos ficheiros seleccionados para disponibilização online.

Poderá facilmente gerir, criar e editar todos os seus documentos. Também aqui está disponível a funcionalidade colaborativa de edição de documentos.

Em resumo, surgiram estas novidades:

São novidades que podiam ser de maior monta, com outros níveis de oferta mas a Google está a tabelar o seu serviço pelas ofertas de mercado mais preponderantes. Por outro lado, a Google está a valorizar o Gmail, serviço que, como devem ter reparado, aumentou de forma gratuita o espaço em cada conta.

 

Google Drive     Google Drive na Play Store     Google Drive PC via Pplware.com    

Exit mobile version