Pplware

Google Images Swirl

A Google não pára! E está em todas as frentes. Fala-se de um novo Sistema Operativo, confirma-se um browser em crescimento, o Android é uma realidade e a sua suite de produtividade não pára de crescer. E estes são apenas alguns exemplos de áreas onde a Google tem estado a crescer.

No entanto eles nunca esqueceram o seu ponto de partida e que os levou a onde estão hoje. Falo-vos do motor de busca. Até ai estão sempre a inovar. Não só no motor de busca principal mas em todas as suas variantes (imagens, vídeos, mapas e noticias)

Prova disso é o Labs da Google. A ultima proposta a sair daquele forno de ideias é o Google Images Swirl.

Esta proposta de motor de busca para as imagens traz uma nova forma de representação das imagens que correspondem ao termo pesquisado. Passam ser apresentados 12 grupos de imagens similares e podemos navegar dentro de cada grupo de forma separada. Segundo a Google esta forma vem resolver o problema de termos dezenas de imagens similares quando pesquisamos um termo. Desta forma eles agrupam essas imagens, fazendo destacar as que são diferentes.

Depois de escolhermos o bloco de imagens que pretendemos é-nos apresentada em forma de estrela todas as imagens ou sub-grupos de imagens dentro desse grupo.

Depois de navegarmos até à imagem pretendida podemos clicar nela e é-nos aberta uma nova tab (ou janela do browser) com a imagem pretendida, tal como actualmente acontece.

Inerentes a esta forma de apresentação de imagens estão as tecnologias desenvolvidas no Imagens similares do Google Images e no reconhecimento facial do Picassa.

Cada imagem apresentada no resultado da pesquisa representa um grupo de imagens similares (aparência e significado), calculado recorrendo a um algoritmo. Não são apenas apresentadas as imagens mais relevantes. São apresentados os grupos de imagens mais relevantes.

Actualmente estão disponíveis mais de 200.000 pesquisas e está planeado serem adicionadas muitas mais. As pesquisas disponíveis serão preenchidas de forma automática à medida que escreve, similar ao usado no Google Suggest.

Testem então esta novidade Google. Provavelmente qualquer dia vão vê-la disponível tal como tem acontecido a tantas outras lançadas no Google Labs.


Homepage: Google Image Swirl

Exit mobile version