Sempre na senda da inovação a Google lançou há dias mais um dos seus serviços. No entanto este passou meio despercebido, talvez por ser ainda um Lab. Mas tem tudo para se tornar mais um sucesso.
E a última proposta da Google é um directório de fontes para ser utilizador na construção de páginas Web. Desta forma quem desenvolve páginas pode ter acesso a fontes de alta qualidade e através da utilização de uma API específica.
A Google resolveu dividir este serviço em duas componentes distintas. Um directório onde podemos visualizar as fontes e uma API de onde podemos chamar as fontes que pretendemos utilizar.
Google Font Directory
Este directório da Google contém todas as fontes disponibilizadas e permite ver a forma como cada uma delas é apresentada no browser. Desta forma podemos escolher a que mais nos agrada e a partir dai decidir as que vão ser utilizadas.
É ainda fornecida informação adicional para cada fonte:
- Variantes
- Character Set
- Descrição da fonte
- Código para utilização
Considerem este directório como a montra das fontes disponibilizadas pela Google.
Google Font API
A segunda componente deste novo serviço da Google é a API. Com esta API podemos chamar de forma simples as fontes que escolhemos antes e podemos integrá-las no CSS da página ou directamente no HTML.
A sua forma de utilização é extremamente simples e não requer conhecimentos avançados de HTML ou de JavaScript. Eis um exemplo simples de uma página Web que faz uso de uma das fontes disponibilizada pela Google.
<html>
<head>
<link rel="stylesheet" type="text/css"
href="http://fonts.googleapis.com/css?family=Tangerine">
<style>
body {
font-family: 'Tangerine', serif;
font-size: 45px;
text-shadow: 4px 4px 4px #aaa;
}
</style>
</head>
<body>
<h1>Pplware.com, No Comments!</h1>
</body>
</html>
O resultado do HTML que está acima pode ser visto no texto abaixo:
E se pretenderem podem chamar directamente essas fontes dentro dos ficheiros CSS através da inclusão de um import
@import url(http://fonts.googleapis.com/css?family=Tangerine);
Mais uma vez a Google inova com a disponibilização de um serviço (API) que nos vem libertar dos padrões impostos para a Internet, criando alternativas viáveis para quem pretende desenvolver aplicações e serviços.
Este novo serviço pode ter pouca visibilidade e ser pouco útil aos utilizadores da Internet, mas em conjunto com muitas outras API’s já disponibilizadas pela Google, cimentam a posição desta empresa no mundo virtual.