Pplware

O Gmail vai deixar de funcionar no IFTTT e a culpa é das mudanças da Google

Todos conhecem o IFTTT e como ele se integra com os muitos serviços que a Internet oferece. É simples de usar e, acima de tudo, extremamente útil nos processos automatização.

O IFTTT está prestes a perder uma das suas maiores integrações. O Gmail vai deixar de funcionar no IFTTT e a culpa é das alterações que a Google fez às suas regras de utilização.


Há muitos anos que a utilização do Gmail era um dado adquirido. Enviar e-mails sempre que um evento ou ação acontecesse era uma das suas maiores funcionalidades e quase todos já o usaram. Mas, e de forma definitiva, esta união vai quebrar-se.

O IFTTT vai deixar de funcionar com o Gmails

Quem anunciou o fim do Gmail no IFTTT foi o próprio serviço, que revelou as razão para esta decisão. O que foi apresentado remete para os problemas recentes do Gmail associados à privacidade dos utilizadores.

Isto levou a que o Gmail alterasse as regras de utilização para os serviços que acedem ao correio electrónico. Isto obrigaria a alterações profundas no próprio IFTTT, algo que foi descartado pós várias reuniões com a equipa do Gmail.

As mudanças da Google ditaram o fim dos e-mails

Assim, a decisão do IFTTT foi mesmo remover todas as ações que envolvam o Gmail. Na verdade deixaram apenas 2, que não colidem com as novas regras. Estas são o “Send an email” e “Send yourself an email”. As restantes vão simplesmente desaparecer das contas assim que deixarem de estar acessíveis.

O IFTTT fez também questão de referir que este é o único serviço da Google que vai sofrer alterações. As suas relações com as equipas dos diferentes serviços da Google são boas e vão continuar a procurar evoluir o seu serviço. Querem também aumentar e melhorar a integração, para assim tirarem mais destes.

Esta mudança entra em vigor no próximo dia 31 de março, a data que a Google definiu para as mudanças no Gmail. Nesse dia, todas as ações que obriguem à leitura dos e-mails vão simplesmente desaparecer.

Exit mobile version