O GigaPIX, o ponto de troca de tráfego de Internet dos operadores em Portugal, tem estado a crescer e por isso conta agora mais uma localização. Esta melhora permite que ganhe assim mais autonomia e garantindo uma maior escalabilidade que será fundamental para o futuro.
Ao longo dos últimos anos, o GigaPIX teve um crescimento de tráfego de 60%. Este ano, com vista a aumentar o crescimento e indo ao encontro de expectativas por parte de potenciais novos membros, o GigaPIX está já presente numa nova localização – o datacenter da itconic, no Prior Velho. A operação neste novo ponto arrancou no início de setembro.
O GigaPIX é o Ponto de Troca de Tráfego (Internet Exchange Point) promovido e operado pela FCCN. Um Internet Exchange Point é um ponto neutro de troca de tráfego entre diferentes organizações, com a missão de permitir que várias redes IP se interliguem entre si de forma mais eficiente.
Este ponto de troca de tráfego melhora a qualidade da interligação das redes IP em Portugal e evita a utilização de recursos internacionais para trânsito de pacotes IP com origem e destino em Portugal.
O GigaPIX é uma evolução do PIX (Portuguese Internet eXchange) criado em setembro de 1995. A alteração do nome deu-se em 2001 e reflete o facto da infraestrutura ter passado a contar com interfaces de rede a Gigabit.
Neste momento a FCCN disponibiliza o GigaPIX a dezenas de redes, distribuídas pelos centros de dados de Lisboa e Porto, com portas individuais de 10Gbps, 1Gbps e 100Mbps, estando em breve prevista a disponibilização de portas a 100Gbps.
Já em 2014 foi dado um grande passo no sentido de robustecer a plataforma, passando a estar presente numa nova sala técnica em Lisboa. Esta nova localização, de características neutrais, é uma das referências a nível nacional e vai permitir que novos membros que já se encontram presentes na itconic usufruam de uma ligação mais célere e simples ao GigaPIX.
Esta nova localização está ligada física e logicamente às outras duas salas técnicas em Lisboa onde o GigaPIX já se encontra presente, garantindo-se, desta forma, a possibilidade de fazer peering com membros que já se encontram ligados.
No datacenter da itconic os novos membros poderão em breve ligar-se a velocidades de 100Gbps, permitindo velocidades de transmissão sem precedentes. Para novas ligações ao GigaPIX ou mais informações, consulte o novo site do GigaPIX, recentemente lançado.