Uma das limitações que os serviços de email actuais têm, sejam eles web ou não, é a limitação do tamanho dos ficheiros que podemos enviar. Se por um lado temos limitações impostas por quem gere o serviço e que limita esse tamanho por mensagem, por outro temos as limitações que uma mensagem muito grande pode trazer. Enquanto estivermos a descarregar essa mensagem com um anexo grande temos o cliente de email parado e sem podermos fazer nada.
Para evitar esses incómodos e para facilitar a vida a todos os que precisam de enviar ou receber ficheiros muito grandes por email surgiu o serviço GETT.
Este serviço permite que alojem num servidor os ficheiros muito grandes que pretendem enviar por email. A sua facilidade de utilização e rapidez consegue que sejam mais rápidos a alojar o ficheiro e a escrever o email do que se o enviassem pelo método tradicional de envio de uma mensagem.
Basta acederem à página principal do GETT e escolherem a opção Select files. Não precisam de criar qualquer conta ou de se autenticarem. É apenas necessário escolher o(s) ficheiro(s) que pretendem partilhar!
Depois de indicarem os ficheiros que pretendem partilhar podem imediatamente começar a enviar as mensagens. Será fornecido um link que podem partilhar na mensagem e qualquer pessoa que o receba pode aceder. Esse link acede a uma página onde podem descarregar todos ou apenas os ficheiros que pretenderem. Tudo muito simples e muito polido.
Se pretenderem podem na interface de upload do GETT enviar uma mensagem para os vossos destinatários ou partilhar esse link no Facebook ou no Twitter.
Se escolherem a hipótese de envio de mensagem têm apenas de colocar os destinatários da mensagem e o texto que pretendem enviar. No final basta carregarem no botão Send.
Os links e os ficheiros que colocarem no GETT vão estar disponíveis durante 30 dias. Após isso são apagados. No entanto, e se preferirem, existe a possibilidade de registarem uma conta gratuitamente, que vos dará acesso a um conjunto mais alargado de funcionalidades. Com esta conta passam a ter a possibilidade de controlar o número de visitas e downloads que cada um dos links que geraram teve e a remoção dos ficheiros passa a ser feita apenas três meses após o último pedido de download.
Este serviço é uma excelente alternativa a alguns que existem já na Internet e é uma forma muito simples de partilhar ficheiros com tamanhos acima dos normais.