Já ouviu o termo “Gamificação”? Derivado de “gaming”, o conceito de gamificação é hoje usado no desenvolvimento dos mais diversos tipos de plataformas e aplicações. Mas afinal em que consiste?
A gamificação consiste na aplicação de elementos e mecânicas de jogos em contextos não-jogáveis. O objetivo é tornar as tarefas e atividades mais envolventes, motivadoras e eficazes. A gamificação tem vindo a ser usada em áreas como a educação, empresas e marketing, com o objetivo de melhorar o desempenho, o interesse e a satisfação dos utilizadores ou colaboradores.
Quais os elementos da Gamificação?
Para introduzir gamificação em aplicações e plataformas, são usadas várias técnicas que normalmente estão integradas em jogos, como, por exemplo:
- Pontuações e Recompensas
- Permitem que os utilizadores recebam pontos, prémios ou insígnias quando completam tarefas, o que estimula a progressão e aumenta a motivação.
- Níveis e Desafios
- Estruturar um percurso com vários níveis e desafios permite uma sensação de evolução e competência, ajudando o utilizador a ver o seu progresso e a conquistar novos objetivos.
- Feedback Imediato
- Ao receber feedback instantâneo (como no caso de um jogo), o utilizador consegue perceber o seu desempenho, o que facilita a aprendizagem e o ajustamento de estratégias.
- Classificações e Competição Saudável
- As tabelas de classificação e outras dinâmicas competitivas promovem o engajamento, incentivando as pessoas a melhorar constantemente para se destacarem.
A gamificação aproveita o instinto humano para competir e ser recompensado, usando-o como uma ferramenta para tornar atividades mais estimulantes e eficazes.