Pplware

FLiP: O WordPress já tem um corretor ortográfico em Português

O WordPress é dos mais conhecidos e usados sistemas de gestão de conteúdo da Internet. Milhões de sites web estão assentes nesta plataforma pois é muito simples e muito prática de usar e além disso tem uma boa frequência de atualizações.

Claro que permite que adicionemos ferramentas adicionais e o FLiP é uma das que são mais úteis e que mais pode ajudar os autores de conteúdos. Vamos conhecer como instalar, configurar e usar o FLiP – Ferramentas para a Língua Portuguesa.


Ao contrário de muitos outros plugins do WordPress, o FLiP – Ferramentas para a Língua Portuguesa não é dos que tragam novas funcionalidades ou novas partes gráficas ao seu site. Funciona apenas na parte de edição de texto e garante a identificação de erros de português, não apenas de palavras mas também de gramática, de sintaxe e de estilo.

O FLiP – Ferramentas para a Língua Portuguesa está dividido em duas versões, uma gratuita e outra paga, com diferenças substanciais. A primeira apenas permite a correção de texto pré-acordo ortográfico de 1990 e não apresenta sugestões de correção. A versão paga permite muito mais e é a mais indicada.

Como instalar o FLiP no WordPress?

Para instalar o FLiP – Ferramentas para a Língua Portuguesa no WordPress acedam à zona de plugins e escolham adicionar um novo. Devem depois procurar por FLiP na caixa de pesquisa e descer na lista até o encontrarem.

Podem confirmar e ler mais informações sobre o FLiP – Ferramentas para a Língua Portuguesa se carregarem na opção Mais detalhes, que vos apresentará um pop-up recheado com tudo o que o FLiP consegue fazer.

Para prosseguirem devem carregar no botão Instalar e aguardar pela mensagem de sucesso do WordPress. Para terminar devem ativar o FLiP – Ferramentas para a Língua Portuguesa na lista de plugins do vosso site WordPress.

Caso prefiram, podem descarregar o FLiP – Ferramentas para a Língua Portuguesa diretamente dos servidores do WordPress e instalar. Basta que copiem o conteúdo para a pasta plugins do WordPress e que o ativem.

Como configurar o FLiP no WordPress

Depois de ativado o FLiP – Ferramentas para a Língua Portuguesa, devem aceder à zona de configuração. Aí encontram várias opções que devem validar e definir de acordo com o que pretendem.

O primeiro campo contém a chave que receberam caso possuam a versão paga. Podem ainda definir que idioma querem usar: Português de Portugal, Português do Brasil ou Espanhol. É ainda possível ativar ou desativar o Acordo Ortográfico.

Há ainda a possibilidade de ativar a opção para adicionar palavras a um dicionário pessoal e definir do estilo de escrita: Corrente, Formal ou Informal.

Por fim existe a possibilidade de alterar o endereço da API do FLiP – Ferramentas para a Língua Portuguesa, algo que não devem fazer sem terem a certeza do que estão a fazer.

O FLiP – Ferramentas para a Língua Portuguesa não traz qualquer peso adicional ao servidor onde o WordPress corre ou à base de dados de suporte, uma vez que a validação é toda feita do lado da Priberam.

Como usar o FLiP no WordPress

Usar o FLiP – Ferramentas para a Língua Portuguesa é simples e quase não se dá por ele. O utilizador, sem quaisquer permissões adicionais no WordPress, pode escrever os seus textos, que vão ser validados em tempo real. As necessárias alterações vão ser apresentadas diretamente no texto.

O FLiP – Ferramentas para a Língua Portuguesa marca no seu texto as incorreções que encontrar. Se for um erro de escrita estará sublinhado a vermelho, se for um estrangeirismo, a cor é verde e se for um problema gramatical será sublinhado a azul.

Este é um dos plugins que aconselhamos a ter no seu WordPress para que os seus textos saiam sempre perfeitos e sem qualquer erro ou incorreção. Segue a mesma linha dos restantes produtos da Priberam e é, como os demais, simples de instalar, rápido de configurar e muito útil quando os usamos.

Exit mobile version