Pplware

Flightradar24 – Aviões no mundo em tempo real

O mundo está cada vez mais próximo e hoje marcamos saídas para o outro lado do planeta de um dia para o outro e já nem temos tempo de verificar a meteorologia… por vezes não dá tempo.

Também é verdade que temos tudo na ponta dos dedos. Sabemos inclusive por onde anda a nossa mercadoria quando compramos ou vendemos. Se o meio de transporte for o avião, então precisamos de um serviço que nos mostre em tempo real, onde está o voo que pretendemos acompanhar e para isso temos o FlightRadar.

FlightRadar24 é um serviço que pode ser usado via web browser ou recorrendo a aplicações para Mac OS, iOS e Android, e que permite, em tempo real, saber informações detalhadas sobre voos de todo o mundo. Este serviço mostra-nos a situação do espaço aéreo internacional e disponibiliza informações detalhadas sobre centenas de voos em trânsito pelo mundo.

De onde partiram, que aeronaves estão a usar e para onde estão a voar, sempre com o suporte dos mapas do Google Maps/Earth. As aeronaves partilham as suas localizações e dados, por exemplo:

Desta forma recolhemos algumas informações interessantes sobre a própria aeronave, tendo em conta a sua rota de voo.

Segundo informação do próprio site, este alberga dados em tempo real de mais de seis mil aviões. Por razões de segurança, em voos sobre o território controlado pela Administração Federal da Aviação (FAA, dos EUA), esta determinou que todos os aviões são mostrados com cinco minutos de atraso.

As tecnologias usadas são conhecidas, até porque existem vários sites deste tipo de conteúdos. É usada a ADS-B, tecnologia que equipa atualmente 60% da frota de aeronaves civis que cruzam os céus do planeta.

Estes sinais, propagados pela aeronave, são usados pelas empresas de transportes que disponibilizam para que os serviços como o FlightRadar possam compilar e colocar sobre os mapas. Existem, de acordo com o site, cerca de 500 receptores espalhados pelo mundo que captam e enviam as informações para o serviço.

FlightRadar

Exit mobile version