Pplware

Fibra ótica em todo o país! Investimento de 300 milhões de euros

Portugal tem boas infraestruturas de comunicação, mas continuam a existir várias zonas cinzentas. Hoje, na Guarda, a ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa revelou que o Governo aguarda autorização para lançar concurso para avançar com fibra ótica em todo o país.


Financiamento da fibra ótica 50% com fundos europeus.

O  “levantamento de todas as zonas onde não existe sinal” já existe e que está em causa “um investimento que ultrapassa os 300 milhões de euros”, sendo que será financiado a 50% com fundos europeus.

Ana Abrunhosa revelou hoje num evento na Guarda designado de “Guarda – Alavancas para o Desenvolvimento Económico Sustentado” que o Governo está a aguardar pela autorização da Comissão Europeia para fazer um super investimento em fibra ótica para cobrir todo o território nacional.

Segundo a Governante…

Infelizmente, o nosso país ainda não está 100% dotado da conectividade digital. Garanto que aguardamos apenas a autorização da Comissão Europeia para fazer aquilo que há bocadinho o Alexandre [Fonseca, Co-CEO do Grupo Altice Internacional e Chairman da Altice Portugal e Altice USA] dizia, fazer um coinvestimento

 Ana Abrunhosa referiu também que o Governo tem a plena consciência que há investimentos que têm de ter apoio do Estado. Para as empresas de telecomunicações, provavelmente investir no interior “não é rentável”. A governante referiu que “o Estado deve fazer esse investimento ou deve subsidiar o privado para fazer esse investimento”. Em algumas zonas o 5G será a solução para se ter conectividade.

Ana Abrunhosa referiu também que a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), “já fez o levantamento de todas as zonas onde não existe sinal”. A ministra da Coesão Territorial revelou também que Portugal é o primeiro país a fazer um pedido de autorização, por causa dos auxílios de Estado, para poder fazer este concurso internacional.

Exit mobile version