Pplware

Falha informática massiva afeta empresas de todo o mundo de vários setores

Uma falha informática massiva está a ser avançada pela imprensa nacional e estrangeira, dando conta de um problema que está a afetar empresas de todo o mundo de vários setores, desde companhias aéreas e bancos até empresas de telecomunicações e restaurantes. Portugal também está a ser afetado.


Conforme avançado pela Sky News, que não conseguiu realizar a sua emissão em direto, empresas como bancos, companhias aéreas, empresas de telecomunicações, emissoras de rádio e televisão, supermercados, entre outros, ficaram offline na sequência de uma falha informática global.

As principais companhias aéreas norte-americanas ficaram em terra, enquanto o aeroporto de Berlim informou que suspendeu todos os voos até às 10h00 locais (8h00 GMT), devido a uma falha técnica. No Reino Unido, a falha informática está a afetar o funcionamento dos comboios, e em Espanha foram registados constrangimentos em vários aeroportos.

Os utilizadores do subreddit da empresa de cibersegurança Crowdstrike relataram problemas na Índia, nos Estados Unidos e na Nova Zelândia.

Na Austrália, por sua vez, os utilizadores começaram a reportar problemas no início desta sexta-feira, afirmando que tinham sido impedidos de aceder aos seus postos de trabalho, além de estarem a ser partilhadas falhas nas telecomunicações.

Em Portugal, o Hospital Amadora-Sintra está sem sistema, com os processos e pedidos de exame ou consulta a serem feitos em papel.

Conforme avançado pela ANA – Aeroportos à SIC Notícias, as operadoras MEO, NOS Vodafone também estão com falhas. Até ao momento, nenhum dos aeroportos portugueses está a ser afetado.

A interrupção parece estar a afetar os PC com Windows em todo o mundo.

 

Atualizações aqui:

Exit mobile version