O Facebook é hoje o espaço ideal para partilharmos tudo e mais alguma coisa. Curiosamente, os utilizadores começaram a partilhar todas as suas actividades desportivas, até porque há várias plataformas nesta área que assim o permitem mas também porque passou a estar na moda fazer desporto.
Mas há um estudo que revela que quem publica este tipo de informação nas redes sociais pode sofrer de problemas psicológicos.
Hoje em dia quem corre, quem anda de bicicleta, que nada, etc, tem normalmente consigo um dispositivo que regista toda a actividade e que vai dando informações dos metros/kms percorridos, calorias consumidas, velocidade máxima, etc. Assim que se terminam as actividades, os utilizador têm por hábito publicar essa informação nas redes sociais, em especial no Facebook.
Mas, segundo investigadores da Universidade Brune em Londres, num estudo realizado em Maio de 2015, as pessoas que publicam esse tipo de informação podem possuir problemas psicológicos. O estudo revela que quem publica as suas rotinas desportivas tende a ser narcisistas sendo que o seu maior objectivo é requerer atenção dos amigos e mostrar que tratam do corpo.
Para a investigadora Tara Marshal, os resultados mostram claramente que a ideia destas publicações é gabarem-se do que fazem e obter likes, mas isso não garante que, de facto, os amigos gostem do que foi publicado. Para a investigadora, o facto dos amigos colocarem likes nestas publicações pode ser considerada uma forma “educada”, mas falsa, de dar apoio.
although our results suggest that narcissists’ bragging pays off because they receive more likes and comments to their status updates, it could be that their Facebook friends politely offer support while secretly disliking such egotistical displays