O cliente de torrent mais usado na Internet, o uTorrent, tem há bastante tempo políticas que muitos acham estranhas para se manter a funcionar.
Depois de terem incluído na sua aplicação publicidade e outros tipos de formas de obter rendimentos, ponderam agora mudar novamente e cobrar para a utilização do seu serviço.
Com mais de 150 milhões de utilizadores, o uTorrent é o cliente de BitTorrent mais usado na Internet. A razão é óbvia e a sua interface de utilização consegue ser das mais simples de usar.
Mas a relação do uTorrent com os seus utilizadores não tem sido pacifica nos últimos tempos. Para garantir que se mantêm os desenvolvimentos que esta aplicação necessita, foi tomada a decisão de incluir publicidade, por vezes intrusiva, na sua interface.
Para além desta decisão, surgiu ainda a inclusão de software de terceiros, por vezes de qualidade duvidosa, o que tem minado a relação com os utilizadores e levado a que surjam criticas fortes.
A ideia da inclusão destes elementos é apenas uma. O uTorrent necessita de se financiar e este foi o método encontrado. Mas é um modelo que deve ser abandonado pelo BitTorrent, empresa que detém o uTorrent, e por isso surgem agora algumas ideias que podem vir a ser colocadas em prática num futuro próximo.
A mais falada é o pagamento de uma taxa para a utilização do uTorrent, algo que não agrada a muitos utilizadores. Esta seria no entanto a forma mais simples e aberta que poderia ser encontrada.
Mas mesmo este modelo pago não é o mais desejado pelo BitTorrent, até porque choca com o seu serviço Premium, onde já é cobrado aos utilizadores, para acesso a funções exclusivas.
We’ve never been satisfied with this revenue model. It requires compromises that detract from a premium user experience. We want to find a model that adds value to our product and our users. We want to find a better way.
Este novo modelo será testado e definido nos próximos meses, sendo apresentadas aos utilizadores as diferentes opções e quais os novos modelos de pagamento.
As ideias ainda precisam ser definidas, mas é quase certo que vão haver vários níveis de serviços, cada um com um valor associado e garantindo assim a rentabilidade futura deste cliente de BitTorrent.
Algo que atraia os utilizadores para o uTorrent era em parte o facto de ser gratuito. A mudança, se for efectivada, poderá fazer com que muitos escolham outros opções.
Preparado para ter de pagar para usar o uTorrent?