Tal como o Pplware informou ontem, até dia 28 de junho os Encarregados de Educação devem realizar as matrículas de alunos do 6º até ao 9º e 11º anos. Mas hoje a plataforma das matrículas começou a apresentar problemas.
O Portal das Matrículas está disponível em portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através do cartão de cidadão, mas também da chave móvel digital ou das credenciais de acesso ao Portal das Finanças.
Deve usar este Portal para:
- Matrícula, pela primeira vez, na educação Pré-Escolar e no 1.º ano do ensino básico;
- Renovar matrícula, na transição para o 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos;
- Renovar matrícula para os outros anos sempre que pretenda ou seja necessária:
- A mudança de estabelecimento de educação ou de ensino;
- A alteração de encarregado de educação;
- A mudança de curso ou de percurso formativo;
- A escolha de disciplinas.
Portal das Matrículas: Problemas de acesso e de registo
Quem tenta realizar a matrícula dos filhos, rapidamente se apercebe que o Portal não está a funcionar bem. Apesar da primeira página estar operacional, a autenticação e o processo de candidatura apresentam vários problemas, sendo que em algumas situações o portal fica totalmente inoperacional.
Segundo o Ministério da Educação, o Portal das Matrículas está com vários constrangimentos devido ao “elevado número de acessos” desde sábado, quando abriram as inscrições dos 6.º ao 9.º e 11.º anos, estando em curso otimizações do portal.
Segundo o calendário de matrículas disponível no portal, depois das inscrições para o 6.º, 7.º, 8.º, 9.º e 11.º anos, que deve acontecer até dia 28 de junho, seguem-se os 2.º, 3.º, 4.º, 5.º anos entre 06 e 10 de julho. De 15 a 20 de julho, poderão ser realizadas as matrículas para os 10.º e 12.º anos.