Certamente que não haverá ninguém que anseia pela chegada de uma notificação de uma multa de trânsito. E, na verdade, em Portugal, as notificações não chegaram porque a Autoridade que cobra multas de trânsito esteve seis meses sem correio.
Multas de Trânsito: ANSR atribui “os atrasos verificados” a “dificuldades de índole orçamental”
Parece uma situação insólita, mas não é. A informação está a ser avançada pelo Publico, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária não conseguiu enviar a notificação aos condutores por ter estado mais de seis meses sem serviço postal no ano passado. Além do ano passado, em 2020 e 2021 este problema também foi registado.
Segundo revela o Publico, tendo como base o Relatório Anual de Segurança Interna de 2022… “Verificou-se uma diminuição de 1,5% nos autos decididos, com 905.111, consequência do facto de a ANSR ter estado mais de seis meses sem serviços postais”.
O jornal sublinha que estas falhas não são explicadas no relatório. Contactada, a ANSR atribui “os atrasos verificados” a “dificuldades de índole orçamental” que “limitaram o desenvolvimento dos procedimentos de contratação. Numa segunda resposta, explica ao Público que em causa estão as autorizações da tutela e das Finanças “para a concretização de alterações orçamentais e pedidos de descativação“.
Em 2022, houve 676 mil contraordenações efetivamente cobradas, o número mais baixo desde 2010 e cerca de metade de 2019.