O Soapbox, que se estreou ao público no passado mês como a reposta da Microsoft ao YouTube da Google, está a receber algumas novidades na sua tecnologia por parte da Audible Magic: irá filtrar os vídeos enviados e bloquear aqueles cujo conteúdo tenha direitos de autor. A empresa está também a criar uma ferramenta para os detentores de direitos de autor que lhes permitirá verificar se o seu trabalho está disponível online e facilitar o processo de notificação. A ferramenta poderá vir a ser um portal protegido por palavra-passe, mas o sistema continua em desenvolvimento.
Adam Sohn, o director do grupo de serviços online da Microsoft, revelou que o processo levantado pela Viacom à Google a 13 de Março, foi fundamental para a decisão da Microsoft em restringir o crescimento do Soapbox que por outro lado permitirá ganhar controlo dos mais de 45,000 vídeos num ambiente totalmente legal. A Microsoft planeia reabrir o Soapbox a todos os utilizadores num prazo de 30 a 60 dias. O upload de novos vídeos está apenas disponível para utilizadores registados, e o site não está a aceitar novos, acrescentou Sohn.