Aproveitando todo o potencial da tecnologia, hoje em dia há soluções interessantes para os mais diversos cenários. Recentemente a marca alemã de preservativos Billy Boy lançou um preservativo digital. Saiba para que serve e como funciona.
Com o nome Preservativo digital, talvez o que estava a pensar não seja o que efetivamente é. Segundo as informações, o Preservativo digital consiste numa aplicação que previne a partilha não consentida de gravações de um encontro sexual. A aplicação chama-se CAMDOM e, segundo a descrição, é “tão fácil de usar como um preservativo normal”. Esta app previne que não haja captura e posterior partilha não consentida de fotos, vídeos e áudio. Tal fenómeno é denominado de Revenge porn.
Revenge porn, o que é?
Revenge porn, ou “pornografia de vingança,” é a prática de divulgar ou partilhar, sem consentimento, fotografias ou vídeos íntimos ou sexualmente explícitos de outra pessoa, com a intenção de humilhá-la, prejudicá-la ou vingar-se. Normalmente, estes conteúdos são inicialmente partilhados em privado, como num contexto de relacionamento, e depois expostos publicamente sem autorização, muitas vezes após o término da relação.
Em Portugal, a partilha não consentida de imagens íntimas é considerada crime, e pode ser enquadrada no Código Penal, nomeadamente como uma violação da privacidade ou uma forma de violência psicológica. Esta prática é uma forma de abuso e violência digital e pode causar sérios danos emocionais, profissionais e sociais à vítima.
Caso seja vítima de revenge porn, é recomendável contactar as autoridades, como, por exemplo, a Polícia Judiciária, para fazer uma denúncia.