Pplware

E se o seu smartphone “roubasse” sinal 3G/4G a outro?

O operador de Internet chinês de 21Vianet irá lançar, já no próximo ano, uma nova funcionalidade para a rede de dados que permitirá ter uma melhor largura de banda nos dispositivos móveis. Na prática, quando um telefone na rede tiver pouca cobertura, este poderá “roubar” sinal a um outro smartphone da rede (que esteja por perto), sendo estabelecido um canal de comunicação via wireless, entre os dois dispositivos.

Esta tecnologia, que não é nada mais que uma variante das redes Mesh, poderá chegar a vários países em breve.

De acordo com a M87, startup responsável pela tecnologia, a partilha de sinal entre dispositivos móveis poderá garantir downloads 50% mais rápidos.

Imagine por exemplo que está num café e a ligação à Internet a partir do seu dispositivo está lenta. No entanto, há um utilizador junto à janela que tem melhor cobertura de sinal. De uma forma totalmente transparente para os utilizadores, o equipamento que está próximo da janela pode servir de hotspot para o que tem fraco sinal.

De referir que, para que a tecnologia funcione correctamente em locais fechados os equipamentos não podem estar a uma distância superior a 15 metros. Já em áreas abertas, o limite passa para os 55 metros. Os utilizadores devem ainda ter instalada uma aplicação disponibilizada pelo operador para o efeito.

No entanto há o “eterno” problema com a autonomia da bateria. Se alguém estiver a partilhar o sinal 3G/4G através da interface wireless, a bateria terá um consumo superior. De acordo com testes da própria empresa, o equipamento que está a partilhar poderá gastar apenas 10% da carga durante um dia completo. Caso o utilizador tenha menos de 60% de bateria, então é aconselhável que não partilhe o sinal 3G/4G. A cobrança do tráfego de dados será também feita a quem consome e não a quem partilha (tal funcionalidade já está garantida).

Via MIT Technology Review

Exit mobile version