O DNS é talvez um dos principais serviços da Internet e de certeza aquele que menos pessoas conhecem e sabem que utilizam. É a cola que faz a transposição de endereços de sites em endereços ip.
É por isso que serviços com o DynDNS são essenciais para os utilizadores comuns poderem ter os seus sites e máquinas acessíveis na Internet.
Mas o DynDNS anunciou agora o seu serviço vai deixar de ter contas gratuitas, devendo todos os que querem continuar a usar o seu serviço subscrever um plano pago!
O serviço DynDNS fornecia a todos os subscritores a possibilidade de terem mapeamento entre os seus equipamentos ligados à Internet e um sub-domínio do próprio DynDNS.
De forma automática estes registos de DNS e o respectivo mapeamento eram actualizados sempre que houvesse uma mudança de endereço IP nos equipamentos e desta forma havia sempre ligação entre estes.
A divulgação do serviço era tal que muitos routers e outros equipamentos de ligação à Internet tinham já embebidos no seu firmware um agente para fazer essa sincronização.
Mas com a decisão agora anunciada todos os utilizadores da versão gratuita do DynDNS vão ver as suas contas desabilitadas. Será já no próximo dia 07 de Maio que este processo será iniciado.
A solução que a DynDNS propõe a estes utilizadores é passem para um dos seus planos pagos. Vão ser oferecidos descontos a estes utilizadores na compra dos planos VIP.
Num artigo publicado no blog oficial do DynDNS o seu CEO, Jeremy Hitchcock, explicou as razões que levaram a esta decisão. A principal está associada com a utilização desta rede para actividades menos lícitas.
We have an obligation to have the cleanest DNS network possible. There is a danger to a free infrastructure and over the years, we have seen mixed results from our freemium model.
We have seen an increase in abuse and a portion of users violating our trust, so we felt closing this down was the most responsible action we could take to our paying customers. This is something we have been struggling with for years.
Esta decisão do DynDNS está também associada a uma necessidade de melhorar processos de suporte aos utilizadores dos planos pagos.
O anúncio desta mudança de estratégia está já a ser comunicado aos utilizadores da versão gratuita do DynDNS e até ao dia 07 de Maio vão ser enviadas várias mensagens a alertar os utilizadores e a explicar de que forma podem transitar para os planos pagos.
O DynDNS não é o único fornecedor deste serviço de DNS e por isso devem começar a procurar soluções para que os vossos equipamentos não percam a funcionalidade que o DynDNS disponibiliza.