O Dropbox é um caso de sucesso na Internet. Para além de um excelente serviço consegue ter à sua volta uma panóplia de funções e softwares adicionais que surgiram da imaginação de todos os que usam este serviço.
Hoje vamos mostrar-vos mais um serviço que foi criado em torno do Dropbox e que vai dar uma nova vida a este excelente serviço. É o DropboxAutomator e vai permitir automatizar este excelente serviço
O DropboxAutomator é um serviço criado para automatizarem o vosso DropBox. Dependendo das acções e dos resultados que definirem este vai agir em conformidade.
Para iniciarem a utilização deste novo serviço devem, como é esperado, dar acesso do DropboxAutomator à vossa conta de Dropbox.
Depois desse passo estão prontos a usar o DropboxAutomator. O passo seguinte, que se deve repetir tantas vezes como as que necessitarem, consiste em identificar a pasta onde pretendem agir, o tipo de ficheiro esperado e a acção a ser tomada.
Comecem por escolher a pasta da vossa conta DropBox que pretendem que seja monitorizada. A lista das pastas está apresentada na interface do DropboxAutomator e podem navegar na sua estrutura se a pasta pretendida estiver dentro de outra.
Após a escolha da pasta a ser monitorizada para a colocação de novos ficheiros é hora de escolherem o tipo de ficheiros e a acção pretendida.
Os tipos estão apresentados e vão desde ficheiros de texto, imagens ou qualquer outro ficheiro. Para cada tipo de ficheiro existe um conjunto de acções que podem ser tomadas.
No caso dos ficheiros de texto podem converter para PDF ou para TXT, enviar para o SlidShare ou traduzí-lo. Existe ainda algumas acções adicionais que podem explorar.
Se escolherem uma imagem as opções são também várias e vão desde o enviar para um dos vários serviços de alojamento ou para o Facebook, o escalar da imagem, roda a imagem ou colocar uma marca de água. Também aqui existem várias outras opções que podem ser exploradas.
No caso de ficheiros genéricos as acções são várias e podem ser o envio de um email, o comprimir desse ficheiro, o mover para outra pasta do DropBox, o renomear ou o enviar para um servidor de FTP. Explorem as restantes opções para que tenham a função pretendida.
Podem ainda publicar no Twitter ou no Facebook alterações que surjam na vossa conta do DropBox.
No final podem gerir os automatismos que tenham criado anteriormente ou criar novos. Podem remover ou parar os vossos processos criados.
O processo de criação de novos automatismos é igual ao que foi apresentado antes. Basta que repitam os passos e indiquem novas condições.
Este é mais um excelente serviço que podem ter agregado ao vosso DropBox. Conseguem ter processos automatizados de forma rápida, simples e completamente funcional.
Testem o DropboxAutomator e vão ver a vantagem que ele vos oferece. É simples de usar e pode ajudar-vos a simplificar a vossa vida.