Pplware

Dropbox – Vamos alojar um site?

Existem ferramentas que mudaram a forma como trabalhamos e interagimos com os computadores. O Dropbox é sem dúvida uma dessas ferramentas. Não nos cansamos de enaltecer e de publicitar este serviço. Com ele conseguimos ter o nosso disco virtual na Internet e aceder-lhe de qualquer lugar e em qualquer equipamento.

Esta funcionalidade mínima só por sim já é garantia de sucesso, mas felizmente conseguimos usar esta excelente ferramenta e as suas capacidades para muito mais. Hoje vamos mostrar-vos como alojar um sítio web na vossa conta Dropbox, com um esforço mínimo.


Esta forma de termos um site tem uma garantia de disponibilidade elevada e um custo muito interessante, zero! E essas garantias são dadas pelos servidores da Dropbox, que não têm histórico de problemas. Evitam desta forma um alojamento em empresas que não conhecem e sem qualquer tipo de garantias.

Uma vez que o serviço prestado pelo Dropbox está preparado apenas para alojamento de ficheiros, o site que pretenderem alojar terá de ser escrito em html e não poderá por isso recorrer a linguagens de programação para a criação de páginas. Isto deve-se ao facto de estas linguagens de programação serem interpretadas pelo servidor que aloja as páginas e não pelo browser que as pede. Esqueçam por isso páginas em PHP ou outras linguagens, mas usem e abusem de javascript.

Antes de tratarem de ter o vosso site disponibilizado na Internet devem tratar dos conteúdos. Devem por isso criar o vosso site localmente, da forma que mais vos for simples e com a ferramenta que mais gostarem.

Depois de terem o vosso site é hora de terem a vossa conta do Dropbox pronta para o receber. Para isso acedam à página do Dropbox e acedam com a conta que pretendem usar. Ai dentro naveguem para dentro da pasta Public. Esta é a pasta que é pública e que está acessível da Internet.

Por forma a não misturarem o conteúdo que já têm alojado devem criar uma nova pasta para alojar o vosso site.

Aproveitem e copiem, para dentro da nova pasta, toda a estrutura que compõe o vosso site.

Depois terminado o processo de carregamento do vosso site devem determinar o link de acesso do vosso ficheiro de index. Para isso seleccionem o ficheiro e nas opções (seta no final da linha) escolham Copy public link. O endereço que aparecer na caixa será o link directo para o vosso ficheiro index.html.

A partir desse momento o vosso site está disponível na Internet, podem por isso partilhar com quem entenderem que deve aceder a ele. Existe no entanto um pequeno problema, de fácil resolução. O link que vos foi fornecido é demasiado complicado de memorizar.

Existe uma solução simples para ultrapassar esse problema. Podem, e devem, usar um serviço de encurtamento de links para o tornar mais pequeno. Podem inclusive personalizar esse link se recorrerem, por exemplo aos serviços do Bit.ly. Nesse serviço, e caso estejam registados (gratuito), podem definir o endereço.

Depois de se registarem no Bit.ly e de acederem é-vos apresentada uma caixa onde devem colocar o link que têm, para que seja reduzido. Abaixo têm uma caixa de texto onde podem definir o endereço que pretendem e que será mais simples de memorizar.

Findo este processo de melhoria o vosso site está pronto para ser publicado ao mundo. Partilhem-no com os vossos amigos e se eles ficarem espantados com a velocidade com que o vosso site responde, já sabem, digam que está alojado num servidor especial e com um serviço ainda mais especial.

Esta é uma forma simples de poderem aproveitar de forma inteligente um grande serviço que é prestado pelo Dropbox. Existem muitas outras formas o de aproveitar, lembram-se de alguma fora do normal? Expliquem-na nos comentários para todos sabermos.


Homepage: Dropbox
Homepage: Bit.ly

Exit mobile version