A guerra dos serviços de alojamento de ficheiros na Cloud está a começar a ganhar uma nova vida. A chegada do Google Drive a esta competição e as actualizações ao Sky Drive que a Microsoft fez, com a disponibilização de clientes para o Windows e Mac OS, trazem sérias dúvidas se as empresas mais pequenas vão conseguir resistir neste ecossistema.
O Dropbox é um dos serviços que melhor prestações tem dado, graças a um serviço muito completo e com clientes para os diferentes sistemas operativos também eles muito capazes. Para se adaptar ao que aí vem, tentando diferenciar-se da concorrência, resolveram lançar mais uma funcionalidade. A partilha de ficheiros com utilizadores externos a este serviço.
O Dropbox tem vindo a adaptar o serviço que fornece às exigências dos utilizadores, com vista a conseguir destacar-se da concorrência feroz que tem à sua volta.
As primeiras funcionalidades que lançaram, e que permitiu aos seus utilizadores ganharam uns GB de espaço adicional, foi a possibilidade de ganharem 5GB se testassem as novas versões e sincronização das fotos nos dispositivos móveis e nos cartões de memória, nos computadores, que permitiu que mais 3GB fossem ganhos.
Depois disso viraram-se para a interface web que disponibilizam a todos os que estão longe das suas máquinas. Alteraram o seu grafismo, para estar mais de acordo com as exigências dos utilizadores e aplicaram também a capacidade de arrastar ficheiros para esta, evitando que os utilizadores tenham de estar a carregar ficheiros de forma mais morosa.
Viraram-se também para as redes sociais, ao permitir a partilha de ficheiros com utilizadores do Facebook, sem que estes tenham necessidade de ter conta no Dropbox. Esta alteração abriu caminho para a novidade agora apresentada.
Os utilizadores do Dropbox passam agora a poder partilhar pastas e ficheiros com todos os seus contactos, mesmo aqueles que não têm conta Dropbox. Esta funcionalidade já existia, mas estava limitada a ficheiros de forma avulsa e dentro da sua pasta pública.
Com esta capacidade os utilizadores do Dropbox evitam ter de colocar os seus conteúdos na sua pasta pública ou a ter de os partilhar de forma comprimida, reduzindo-os a um único ficheiro.
Para além de poderem aceder aos ficheiros que se encontram nessas pastas, podem estes ser descarregados directamente, o Dropbox permite ainda que estes sejam visualizados directamente no browser.
Para poderem partilhar essas pastas, os utilizadores só têm de criar um link público e partilhá-lo com quem entenderem. Estes vão estar na interface do Dropbox, seja web ou dos diferentes clientes. Os links criados podem ser desabilitados a qualquer momento, impedindo assim o acesso a essa pasta a partir desse momento.
anterior próxima |
Esta nova funcionalidade levou a que todos os clientes disponíveis para o Dropbox tivessem de ser actualizados, os dos desktop e os clientes móveis. Procurem pela actualização no cliente ou no sistema operativo para terem acesso a ela.
A ideia do Dropbox com esta actualização é tornar mais simples a utilização da funcionalidade de partilha de ficheiros por parte dos utilizadores do Dropbox. A função existia, mas estava pouco visível e o comportamento do browser nem sempre garantia um correcto acesso aos ficheiros.
Esta adaptação e todas as novidades que foram surgindo pretendem colocar o Dropbox acima da sua concorrência directa e um pouco mais perto dos gigantes da industria que começam agora a ter também serviços cloud para todos.
Não vai ser uma luta fácil, mas o Dropbox já deu provas de que consegue sobressair nesta nuvem de ofertas que estão a popular a Internet. Esperemos que não acabem absorvidos ou incorporados por um dos gigantes e que consigam evidenciar-se na concorrência directa.