Muito se tem escrito e dito sobre a segurança dos dados que o serviço Dropbox tem debaixo da sua alçada. Quando todos julgavam que os seus dados estavam apenas armazenados, veio a público a noticia de que afinal todos os funcionários deste serviço podiam ter acesso aos ficheiros e dados presentes. O conhecimento desta situação provocou que a Dropbox alterasse os seus termos de segurança e privacidade, por forma a que a situação real fosse aí reflectida.
Pois agora voltaram a alterar esses termos de segurança e privacidade, por forma a que sejam mais simples de entender por todos os utilizadores do seu serviço.
Num anuncio feito no seu blog, o Dropbox anunciou a todos os seus utilizadores que os seus documentos relativos aos termos de segurança e privacidade tinham sido alterados, por forma a que estes fiquem mais simples de serem entendidos por todos e que, acima de tudo, sejam mais transparentes para todos.
Da mesma forma que foi publicado no seu blog, a Dropbox está a enviar a todos os seus utilizadores, numa mensagem de email, esta mesma informação. Desta forma todos os utilizadores do serviço ficam notificados dessa alteração e todos vão poder ler as mudanças e aceitar (ou não) o que foi mudado.
A Dropbox deu alguns exemplos de alterações que foram efectuadas, por forma a que
Chaves de encriptação – A Dropbox deixa claro que as chaves de encriptação são guardadas do seu lado, por forma a que seja mais simples o acesso aos dados em qualquer lugar e para que outros serviços que usam os vossos dados no Dropbox consigam aceder sem problemas. A Dropbox não coloca qualquer impedimento se os utilizadores decidirem colocar encriptação nos seus dados, usando ferramentas tais como o TrueCrypt.
Retenção de dados – A Dropbox delega nos seus utilizadores e apenas a eles a decisão de eliminar todos os seus ficheiros. A companhia não tomará qualquer medida para eliminar ficheiros. Da mesma forma, caso um utilizador elimine a sua conta, a Dropbox tentará eliminar esses dados o mais rapidamente possível.
Localização e logs – O registo da localização, sistema operativo e ID do hardware são registados para que seja possível melhorar a experiência de utilização dos diferentes utilizadores.
Duplicação de ficheiros – Os ficheiros duplicados são um problema para o Dropbox e por isso a companhia vai implementar mecanismos para evitar estas situações.
Encriptação em dispositivos móveis – Passaram a estar disponíveis em algumas plataformas móveis, encriptação na transmissão dos dados entre os equipamentos e os servidores da Dropbox.
Estas alterações foram escritas por forma a serem entendidas por todos e para serem o mais claras possíveis.
Se pretenderem ler em detalhe os três documentos que foram alterados podem consultá-los nos links abaixo:
Estas alterações vão entrar em vigor no próximo dia 15 de Julho e caso não concordem com elas devem eliminar a vossa conta. Não é esperado que se oponham a estas alterações pois estas foram criadas para simplificarem a utilização do serviço.
Artigos relacionados: