Na internet devemos andar como na estrada! Sempre com a máxima atenção, por nós e pelos outros. Na internet devemos estar atentos às burlas, que têm como objetivo roubar dinheiro e dados pessoais. Recentemente passou a circular uma mensagem em nome da DPD para entrega de uma encomenda, só que é burla.
A DPD é uma empresa internacional de transporte expresso de encomendas. Face à popularidade e processos, os cibercriminosos criaram uma campanha fraudulenta para roubar dados aos utilizadores. Na prática, quem avançar no “processo de burla” é levado a indicar os dados dos cartões bancários.
Mas como funciona esta burla em nome do DPD
Primeiro a vítima recebe uma mensagem a indicar que não foi possível entregar a encomenda. Para isso, sugerem que atualize o seu endereço no link fraudulento indicado.
Depois, numa página com o template do site da DPD, apresentam um formulário onde pedem o preenchimento dos dados do seu cartão bancário.
O phishing é um tipo de ataque que recorre a técnicas de engenharia social para obter informação sensível de uma vítima através de email. Quando esta técnica de burla é utilizada através de SMS é designada de smishing. Caso seja phishing, recorrendo a uma chamada telefónica, designa-se de vishing.